quinta-feira, maio 24, 2012

Santa Luzia D oeste- RO- Vereadores falam na Parecis FM 90.9

Vereadores Prof. Adão Marcos (PT) e o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste José Antonio (DEM) estiveram hoje (24) na Radio Parecis FM 90,9 de Santa Luzia D Oeste, para falar sobre os trabalhos desenvolvidos na Câmara Municipal, entre os assuntos eles destacaram sobre o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 013/2012. “Dispõe sobre a organização dos serviços de transporte público de passageiros”. O projeto de Lei vai contemplar todos os funcionários públicos estaduais em nosso Município. Esse projeto de Lei terá duas votações, nessa segunda-feira 21/05 foi feita a primeira votação, aprovado por todos os vereadores. Depois de aprovado pela Câmara Municipal vai par a sanção do Prefeito.  
O vereador Adão Marcos falou sobre o oficio nº 73/GV/2012 encaminhado ao Ilmo. Sr. LUCIO ANTONIO MOSQUINI DIRETOR GERAL do DER/RO, cobrando as providencias tomadas quanto à recuperação da RO 383 no trecho de Rolim de Moura a Alta Floresta do Oeste.
Por fim o Vereador Adão Marcos falou sobre sua participação na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial.A - 1ª Consocial- foi realizada em Brasília nos dias 18 a 20 de maio de 2012, no Centro e convenções Ulysses Guimarães.
 Também falou sobre os recursos dos ex-parlamentares e do  Deputado  Federal Padre Ton PT/RO para o Município de Santa Luzia D Oeste- RO. Do ex-parlamentares foi: 250.000.00 para a construção de Centro de Convivência de Jovens (Eduardo Valverde), R$ 250.00.00 aquisição de um caminhão basculante (Fátima Cleide), R$100.000.0 aquisição de um Trator de pneus com equipamentos ( Anselmo de Jesus).
Através do Deputado Padre Ton (PT) foi disponibilizou os seguintes recursos: R$ 150.000.00 através do  MDA para Aquisição de Equipamento Agrícolas, 01(um) Trator Agrícolas de Pneu e 02(duas) ensiladeira, R$ 300.000.00 para a aquisiçao de um caminhão compactador de lixo e R$ 100.000.00 para a área da saúde do Município.
O presidente da Câmara O Vereador José Antonio falou sobre parceria entre os municípios de Rolim de Moura e Santa Luzia para a recuperação da Ponte da Linha 176. 
Falou também sobre a visita que fizeram no Travessão da linha 180/176 Sul, onde verificaram a péssima situação da linha e de uma ponte com problema da cabeceira. Agradeceu o Secretário de Obras por ter resolvido o problema da ponte. E pediu empenho do Secretário de obras  para resolver o Problema dos moradores da Linha Cinquentinha, falou sobre problema da Avenida Tancredo de Almeida Neves, disse  que espera  que mais rápido possível  seja resolvido o problema.
Para finalizou agradeceu o apoio do Prefeito de Rolim de Moura Tião Serraia(PMDB) , Secretario Municipal  de Obras Jenival Ferreira Lima (Cafezinho) e o empenho do Vereador Jairo Benetti e também do Prefeito Municipal de Santa Luzia Cloreni Matt(PTN) e do Secretário de Obras Narciso  e toda  a sua  equipe..

quarta-feira, maio 23, 2012

Modelo de requerimento para requerer informações publica/ (Lei nº12. 527/2011)

Santa Luzia D Oeste, 23 de maio de 2012

Ilmo. Sr. [cargo] [Fulano de Tal]

Eu, Adão marcos Graciano Dos Santos, portador do RG nº _______________SSP/SP endereço eletrônico adaograciano@yahoo.com.br, residente e domiciliado em Santa Luzia D Oeste - RO e com endereço a _______________________ Nº ____, com fundamento na Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas) vem requerer o acesso (e eventualmente cópia), em até 20 dias corridos (artigo 11, parágrafo 1º da Lei 12.527/11), aos seguintes dados:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Solicito que as informações sejam fornecidas em formato digital, quando disponíveis, conforme estabelece o artigo 11, parágrafo 5º da lei 12.527/2011.

Na eventualidade de as informações solicitadas não serem fornecidas, requeiro que seja apontada a razão da negativa bem como, se for o caso, eventual grau de classificação de sigilo (ultrassecreto, secreto ou reservado), tudo nos termos do artigo 24, parágrafo 1º da Lei 12.527/2011.

Desde logo agradeço pela atenção e peço deferimento.


Adão Marcos Graciano Dos Santos
adaograciano@yahoo.com.br
Rua _____________________
Santa Luzia D Oeste- RO
 http://www.informacaopublica.org.br/node/2309

Secretaria de Obras de Santa Luzia D Oeste recupera ponte na linha cinquentinha -180/176 Sul


Nessa quarta-feira (23) os Vereadores Prof. Adão Marcos (PT),Ernandes Capelini(PT) e o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste   José Antonio (DEM) fizeram novamente uma visita na linha Cinquentinha travessão entre as Linhas 180/176 Sul, onde verificaram que foi  feito a recuperação da ponte , conforme solicitação feita através da indicação n° 25/2012(18/05) de autoria do vereador prof. Adão Marcos.
Agradecemos o empenho do Diretor de Obras Laércio Aguiar e do secretario de Obras Municipal Narciso Alves. Disseram os parlamentares.

terça-feira, maio 22, 2012

Ponte de ligação entre Santa Luzia D Oeste e Rolim de Moura será restaurada


Nessa segunda-feira (21) os vereadores da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste recebeu a visita do morador da Linha 176 km 17 Ld norte, o Sr. Amaury Taliari, onde relatou a sua preocupação e dos moradores sobre a colocação das manilhas na ponte.
Disseram se forem colocadas as manilhas será resolvido o problema apenas momentâneo, a preocupação dos moradores e que depois não seja feita a ponte, e no período das águas terão novamente esse problema.
A prefeitura municipal de Rolim de moura através da Secretaria de obras enviou as manilhas para a recuperação da ponte. Essa ponte está na divisa entre os dois Municípios.
Nessa terça-feira (22) o Vereador Prof. Adão Marcos (PT) juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste o vereador José Antonio (DEM), fizeram novamente uma visita na Linha 176, Km 17, Ld Norte, onde ouviram o relato e a preocupação dos moradores.
Os vereadores procuraram o prefeito de Rolim de Moura Tião Serraia (PMDB) e Santa Luzia Cloreni Matt (PTN) para juntos resolver o problema.
 Houve uma reunião na casa do Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, o vereador Jairo Beneti (PSD), Secretário Municipal de Obras o Sr. Jenival Ferreira Lima (cafezinho) e os vereadores Adão marcos (PT) e José Antonio (DEM) onde ficou acertada para sexta-feira (25) a parceria entre os dois Municípios para resolver o problema da população da Linha 176.
“Cumprimos o nosso papel como representante legítimo da população, cobrando dos governos municipais a recuperação da ponte que é a principal ligação de várias comunidades e que durante os quase 120 dias em que esteve interditada causou grandes transtornos a comunidades, disse os parlamentares.

Vereadores de Santa Luzia D Oeste vistam o Aterro Sanitário em N. Horizonte

 Nessa terça-feira (22) o Sr. Amilton da silva Sousa acompanhou a visita dos Vereadores Prof. Adão Marcos (PT) e o Vereador presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste José Antonio (DEM), ao Aterro Sanitário no Município de Novo Horizonte D’ Oeste.
Aterro Sanitário do Pólo 03, localizado em Novo Horizonte D’ Oeste, atenderá os municípios da região da Zona da Mata, todo lixo produzido nesses municípios serão destinados a este aterro sanitário.
O aterro está ocupando um espaço de 1.5 hectares localizado em um sítio, há alguns quilômetros do município sede, um local compatível com a destinação final de resíduos sólidos, pois não ocupa reserva biológica de proteção ambiental ou área de preservação permanente. “A intenção é minimizar os impactos ambientais decorrentes do modo de vida moderno, fator de grande geração de resíduos”. Nessa visita os vereadores poderão verificar que foi feito o processo  de IMPERMEABILIZAÇÃO do solo, antes da utilização do aterro, o local tem que ser devidamente impermeabilizado seguindo critérios que vão depender das características do solo e do clima.  
 “Esta forma de destinação final de resíduos sólidos é a mais adequada entre todas as outras, pois, impermeabilidade aplicada neste sistema não permite a contaminação tanto do solo quanto do lençol freático.
 Estudos de viabilidade foram realizados e a alternativa encontrada para entender a Lei 12.305/10 (lei do lixo), foi à implantação de aterros sanitários em quatro municípios pólos: Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte, responsáveis pelo recebimento e destinação do lixo urbano dos 31 municípios que englobam o consórcio. “O aterro sanitário consiste em alternar uma camada de lixo e outra de terra, evitando o mau cheiro e a proliferação de animais. Para sua execução, o solo é impermeabilizado e canais de drenagem são feitos para impedir a contaminação do subsolo por gases e pelo chorume, (líquido gerado pela degradação dos resíduos).
 Também  os vereadores verificaram que foi feita as lagoas de tratamento para o chorume, gostaríamos de saber o por que até agora não está sendo utilizado o Aterro Sanitário no município de Novo Horizonte. Disse o Vereador Prof. Adão Marcos.
A Câmara Municipal de Santa Luzia  D Oeste aprovou Projeto de Lei 50/2010 que “AUTORIZA O EXECUTIVO A INTEGRAR O CONSORCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO CENTRO-LESTE (11/04/2011).

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social -CONSOCIAL



Os delegados da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) definiram, na tarde deste domingo (20), as 80 propostas/diretrizes que irão subsidiar o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. O resultado final da priorização, que ocorreu de forma eletrônica, mostrou que a diretriz nº 185 do Eixo Temático IV – Diretrizes para a Prevenção e o Combate à Corrupção, identificada no Caderno de Propostas como 4.53, teve 970 votos, sendo a mais priorizada entre todas as analisadas pelos participantes.
De acordo com o texto, a proposição visa a “instituir o financiamento exclusivamente público para campanhas eleitorais, com um valor limitado e igual para todos”. A resolução pretende, também, suspender os direitos políticos dos candidatos que insistirem em usar financiamentos privados.
Segundo a diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira, que também leu o resultado da priorização, a maioria das propostas escolhidas pertence ao Eixo Temático IV. Vânia agradeceu aos 1,2 mil delegados que participaram da Etapa Nacional, lembrando o objetivo principal da Conferência.
“Todo o trabalho que tivemos é resultado da avaliação de vocês (sociedade), dizendo, apontando as necessidades de cada comunidade. As propostas que foram priorizadas nesta Etapa Nacional é resultado da experiência de cada um e enriqueceram nosso debate”, disse. Sobre a maioria das diretrizes abordarem o combate à corrupção, a diretora avalia o trabalho dos delegados como “excepcional” e os convidou a dar continuidade a esse processo, para que fortaleçam o serviço dos órgãos de controle.
No Eixo I – Promoção da Transparência Pública e Acesso à Informação e Dados Públicos, o destaque foi para a proposta/diretriz de nº 47. No Eixo Temático II – Mecanismos de Controle Social, Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública, a proposta que levou o 1º lugar foi a nº 101. Já no Eixo III ­– A Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Instâncias de Controle, a proposição 111 foi a mais priorizada. O processo de escolha durou pouco mais de quatro horas.
A lista das 80 diretrizes foi definida em dois blocos. Da 80ª proposta a 41ª, estão às propostas elencadas por votos, independentemente do Eixo Temático. As outras 40 foram apresentadas por dez de cada Eixo, uma maneira de garantir que cada tema tenha um mesmo número de resoluções.
As diretrizes que não entraram no Plano Nacional poderão, ainda, ser transformadas em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional. (fonte http://www.consocial.cgu.gov.br.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial  teve como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
A  1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial-  foi um retrato do que a sociedade considera urgente e prioridade. Nessa conferência a sociedade pode falar quais são as propostas mais importantes e delas elencam as proposições por ordem de prioridade, o que vai ao encontro dos anseios da própria população. Disse o Vereador Prof. Adão Marcos.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial- foi  realizada em Brasília nos dias 18 a 20 de maio de 2012, no Centro e convenções Ulysses Guimarães.

Dilma Rousseff envia carta aos participantes da Consocial


MENSAGEM DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF AOS PARTICIPANTES DA 1ª CONSOCIAL  20/05/2012 
Quero saudar cada querido brasileiro e cada querida brasileira que participa da Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Vocês vieram de todos os recantos deste nosso imenso país, depois de reunirem-se em mais de 2.500 Conferências Municipais, 27 Eventos em nível Estadual e um sem número de Conferências Virtuais, que acabaram por envolver cerca de um milhão de nossos cidadãos. E agora se reuniram aqui, em Brasília para debater, desde a última sexta-feira, as propostas a serem apresentadas ao governo, com vistas a subsidiar a formulação de um Plano Nacional de Transparência e Controle Social.
Os Ministros Jorge Hage e Gilberto Carvalho têm me mantido informada do sucesso desta Conferência, que trata de tema para mim particularmente caro – a Transparência e a Participação dos Cidadãos e Cidadãs na vida pública, na vida do país.
Pela primeira vez, um processo conferencial, de amplíssima consulta pública às bases da sociedade, se dedica ao debate específico desse tema, mobilizando, ao longo de mais de um ano, milhares de pessoas, do norte ao sul, do nordeste ao sudeste e ao centro-oeste.
Eu me congratulo com vocês por este monumental trabalho de civismo e cidadania, de modo especial porque ele ocorre em um momento particularmente significativo para o meu governo e para o nosso país.
Por uma feliz coincidência, acabo de assinar, há poucos dias, o decreto que pôs em pleno vigor a nossa Lei de Acesso à Informação, que é das mais avançadas do mundo e está fadada a dar início a uma verdadeira revolução na cultura e na prática das relações entre o Estado e o Cidadão em nosso país.
O Brasil já se havia credenciado perante a comunidade internacional como um dos países de governo mais aberto e transparente, por conta dos avanços experimentados nesta última década, a partir do Governo do Presidente Lula. Já fazemos o que nenhum outro país faz em matéria de publicidade na aplicação dos recursos do Governo Federal. Nosso Portal da Transparência é referência mundial.
Acabamos de dar um novo passo, ao regulamentar o acesso dos cidadãos e cidadãs aos documentos e dados específicos que quiserem conhecer, em qualquer área da atividade do Estado.
Eu sei, e vocês também sabem que a realidade não se muda da noite para o dia, mas estou certa de que, a partir de agora, passamos a um novo patamar de participação da sociedade na vida pública, na formulação das políticas públicas e na vigilância sobre a sua execução. E isso deve se refletir, tanto na qualidade dos serviços e dos investimentos como na lisura quanto à aplicação dos recursos. Estas são condições essenciais para vencermos velhos problemas – na infraestrutura, na saúde, na educação – e para ampliarmos, a cada dia e a cada ano, o desenvolvimento que queremos – que é o desenvolvimento com inclusão social.
Na mesma data em que entrou em vigor a Lei de Acesso, instalamos também a Comissão da Verdade, que deverá resgatar do esquecimento tudo aquilo que aconteceu nos períodos obscuros e sombrios da ditadura, acontecimentos que jamais deverão se repetir entre nós.
É nesse clima e nesse espírito de celebração da verdade e da transparência, que saúdo vocês, na certeza de que contribuirão, com  suas ideias, suas sugestões e suas propostas, para que possamos, juntos, avançar no fortalecimento de uma democracia moderna e verdadeira. Vamos lutar para que cada cidadão e cidadã se sinta participante efetivo da construção de um país mais fraterno, igualitário em suas oportunidades e democrático para seus cidadãos.
 Eu agradeço a vocês pelo esforço que fizeram para vir a Brasília neste final de semana, deixando seus lares para prestar um valioso serviço ao Brasil.
Podem estar certos que iremos examinar com toda a atenção e carinho as propostas aprovadas, analisando a viabilidade de cada uma delas, de modo a avançarmos ainda mais, no instrumental da transparência, da democracia, da participação e do enfrentamento da corrupção, áreas nas quais vocês já conhecem o meu compromisso, pois é o compromisso de uma vida inteira.
Muito obrigada.
 Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

REQUERIMENTO Nº 60/2012

REQUEREM que depois de aprovado seja este encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria competente preste informação sobre a providencia tomada para a expansão da rede de água e de energia na COHAB III, bem como a data prevista para o regular abastecimento aos moradores daquela localidade.


Plenário Ulysses Guimarães, em 18 de Maio de 2.012


   Adão Marcos G. dos Santos         Ernandes Capelini                                              
               Vereador                                       Vereador            


Adair Cardoso Batista       Uesnei Cleiton da Silva                                                                                                
          Vereador                                   Vereador 

INDICAÇÃO Nº 26/2012


INDICAM ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tome providencia necessária em recuperar o bueiro existente na Linha 180 Km 3,5, norte.  

Plenário Ulysses Guimarães, 18 de Maio de 2012.

   ADÃO MARCOS G DOS SANTOS        JOSE ANTONIO J DOS SANTOS                                  
                      Vereador                                    Vereador                                                     

Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Luzia D oeste- RO 14/05/2012.

                                Estado de Rondônia

Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste
Ata da décima quinta Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Quarta Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia quatorze de Maio do ano de dois mil e doze, sob a Presidência do Vereador Jose Antonio, na presença dos edis Adair, Adão, Elder, Nandi, José Wilson, Nei e Valdir, verificou a ausência do edil Gildecio, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de Of. 172/Prefeito; Of. 09/Sesau Rolim de Moura; Of. 1114/Deputado Padre Ton; INDICAÇÃO Nº 24 Valdir; REQUERIMENTO Nº 59 Adão; Projeto de Lei 09 que “DISPOE SOBRE A ABERTURA DE CREDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO VIGENTE (R$ 357.093,55, trator completo, tanque leite e retro escavadeira); Projeto de Lei 07 da Mesa Diretora que “Fixa o subsidio dos vereadores para a Legislatura 2013 a 2016 do Município de Santa Luzia”; Projeto de Lei 08 da Mesa Diretora que “Fixa o subsidio do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários do Município de Santa Luzia, para o mandato 2013 a 2016”; Projeto de Lei 11 que “Dispõe sobre a abertura de credito adicional especial no orçamento vigente (R$ 276.716,86 transporte escolar)”; Projeto de Lei 13 dos edis Adão, Nei e Pirulito que “Dispõe sobre a organização dos serviços de transporte público de passageiros”; Projeto de Lei 14 dos edis Nei Adão que Acresce o § 7° ao art. 2º; da nova redação ao inciso II do art. 11; e acresce o art. 60-A, todos, da Lei nº 265 de 22 de mio de 2000”. NO PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Adão saudou a todos e informou sobre conversa com Secretario da SEDES sobre a regularização da área urbana que em breve virá fazer visita ao Município; informou que no próximo dia 17 será realizada a licitação da compra de um caminhão basculante e de um trator de pneu com recursos de emenda do partido; cobrou conserto da ponte da linha 176; falou sobre recurso a ser disponibilizado através do Deputado Padre Ton para aquisição de um caminhão coletor de lixo; disse que a Presidente Dilma tem intenção de implantar o ficha limpa aos cargos públicos. O edil Elder saudou a todos e cobrou a colocação de tela na quadra de areia do bairro da saúde; solicitou do secretario de obras para fazer coleta de entulhos nas ruas; criticou a morosidade em recuperar a ponte da dona Maura na linha 176. O edil Adair agradeceu a presença dos moradores da linha 176 que viram reivindicar a recuperação da estrada; lamentou as pessoas que estão morando nas casinhas novas sem condições de moradia digna com falta de água potável; falou da importância da ficha limpa também na contratação de cargos de confiança do Município; que a administração deixa muito a desejar e a população é tratada com descaso. O edil Nandi falou sobre a ponte da linha 180 sul e da necessidade em fazer levantamento para angariar recurso; criticou a entrega das casas sem água e energia; criticou os gastos com veículos e diárias do Prefeito; comentou sobre recursos gastos com transporte escolar. O edil José Antonio saudou a todos e lamentou a morosidade na elaboração de projetos de recursos por emenda parlamentar; criticou a forma de distribuição das casas populares, que pessoas de extrema necessidade não foram contempladas; cobrou a iluminação publica; agradeceu ao Senador Cassol pelos recursos liberados ao Município.  NA ORDEM DO DIA foi aprovado o Requerimento 59; Projeto de Lei 09 foi aprovado o Regime de Urgência e aprovado em Única votação. Os edis Ernandes e José Antonio pediram licença e se ausentaram da sessão. NO GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Nei e lamentou que o executivo não atende reivindicação dos vereadores, e que alguns secretários deixam a desejar nas suas atribuições; lamentou os moradores da linha 176 presentes na sessão cobrando melhorias nas estradas; cobrou do secretário de esportes realização de campeonatos, lamentou a falta de orçamento nas secretarias de esporte e agricultura por remanejamento; falou da realização da expansão da rede de energia e água no município, foi aparteado pelo edil José Wilson. O edil Adão comentou sobre os valores do orçamento das secretarias e dos valores que estão sendo arrecadados; informou que esteve no Ministério Publico Federal para informar sobre o recurso das casas populares e do critério de distribuição, onde pessoas de maior carência não foram contempladas, sendo necessário questionar como foi feito a distribuição; lamentou a falta de água nas casinhas, e comentou sobre as demais casas a serem entregue e a forma que será feita a seleção; agradeceu a presença dos moradores da linha 176, foi aparteado pelo edil Adair. O edil Valdir agradeceu aos moradores da linha e informou que irá reivindicar recurso para a construção de uma galeria na referida linha; justificou sua indicação e agradeceu ao senador Cassol pelo recurso liberado a agricultura do Município; informou que na época o cadastro das casas foi feito através da bolsa família a curto espaço de tempo, e que as casas foram entregues para evitar nova invasão, que a água e a energia estão sendo providenciada, que nas demais casas será feita uma seleção, que o município foi contemplado com mais trinta casas. Fez uso da palavra o edil Jose Wilson, agradeceu a presença do publico e em especial aos moradores da linha 176; agradeceu ao Prefeito e ao senador Cassol pela liberação de recursos ao Município para atender aos produtores rurais; lamentou as precárias condições da secretaria de agricultura; falou sobre a distribuição das casas populares, agradeceu ao Prefeito pelo programa de habitação no Município, foi aparteado pelo edil Adair e Elder. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assina o Presidente.

segunda-feira, maio 21, 2012

INDICAÇÃO Nº 25/2012

INDICA ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tome providencia em recuperar a ponte do travessão da Linha 180 sul para a 176, lado sul.


Plenário Ulysses Guimarães, 18 de Maio de 2012.

   ADÃO MARCOS G DOS SANTOS                                       
                      Vereador PT/RO                                                     

quarta-feira, maio 16, 2012

Santa Luzia D Oeste- Vereadores reivindicam melhorias nas Linhas do Município.

Travessão entre as Linhas 180/176 sul
Nessa quarta-feira (16) o Vereador Prof. Adão Marcos(PT/RO) juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste o vereador José Antonio (DEM/RO) fizeram uma visita nas Linhas do Município, a visita começou pelo travessão entre as Linhas 180/176 Sul, onde verificaram a péssima situação da linha onde existe uma ponte que esta com problemas na cabeceira, passagem somente é possível de moto.
De acordo com os moradores, nenhuma providência foi tomada até o momento para resolver o problema.
Os moradores reivindicam uma solução, já que a linha e a ponte estão em péssimo estado de conservação, oferecendo riscos as pessoas que precisam utilizar o travessão.
Linha 176 Km 17 Ld Norte
  Depois os vereadores foram para a Linha 176 km 17 Ld norte, onde ouviram o apelo dos moradores, para que os vereadores continuem intercedendo junto ao prefeito no sentido que seja construída a ponte mais rápido possível.
A visita terminou na Linha 180 norte no Km 3,5 onde existe um bueiro que está danificado, oferecendo risco de desmoronamento a qualquer momento, colocando em risco as pessoas que passam pelo local.
Linha 180 Norte Km 3,5
"As estradas rurais necessitam de manutenção constante para que os moradores tenham acesso digno até suas propriedades, além de ser muito importante para os agricultores que dependem das estradas em boas condições para levarem seus produtos para a venda nas cidades. O transporte coletivo e escolar também depende da manutenção das estradas para melhor atender a população", ressaltou o Vereador Prof. Adão Marcos.

Oficio nº 73/GV/2012- DIRETOR GERAL DO DER LUCIO ANTONIO MOSQUINI

O Vereador Prof. Adão Marcos PT/RO solicitou através do oficio nº 73/GV/2012 ao Ilmo. Sr. LUCIO ANTONIO MOSQUINI DIRETOR GERAL do DER/RO, quais foram  as providencia tomadas no sentido de recuperar a RO 383 no trecho de Rolim de Moura a Alta Floresta do Oeste, tendo em vista os enormes buracos existentes em diversos trechos, colocando em risco de acidentes aos condutores de veículos que trafegam a referida rodovia.
 A representação do DER/RO deve agir e tomar uma providencia quanto antes para que haja paz nas rodovias. Não podem deixar que seja feita mais vitimas.  A demora na recuperaçao das rodovias estaduais já causou acidentes, em razão dos buracos e  da sinalização ineficiente. 
   Em todo o País, o sistema público gasta R$ 5 bilhões com o atendimento médico-hospitalar, internações, cirurgias e tratamento das vítimas de trânsito, de acordo com estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).     
                                       

Santa Luzia D Oeste- RO, moradores da Linha 176 Ld Norte cobram recuperação de ponte.

Foto Mauro Cesar
Dezenas de moradores da Linha 176, Ld Norte de Santa Luzia D Oeste - RO fizeram nessa segunda-feira (14) uma visita na Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste, onde cobraram dos vereadores que intercedam junto ao Prefeito Municipal para que seja feita a recuperação da ponte (Lh 176 Km17 Ld Norte).
De acordo com os moradores, nenhuma providência foi tomada até o momento e os moradores reivindicam uma solução, já que as mesmas estão em péssimo estado de conservação, oferecendo riscos aos pedestres, ciclistas e motoristas.
 O Vereador Prof. Adão Marcos (PT/RO) enviou um oficio Nº 074/CMSLD/2012, solicitando informações sobre uma data de previsão para a recuperação da ponte. Ele quer saber do Secretário de Obras, se existe previsão para a realização dos trabalhos e a data em que vai ocorrer.
Se não for possível a construção de uma nova ponte, pelo menos que seja feito o serviço de recuperação da ponte danificada, o que não podemos é esperar que algum acidente venha ocorrer por falta de prevenção, comenta.
 “A gente não agüenta mais essa situação são mais de 90 dias cobrando a recuperação da ponte. Isso é um desrespeito com o povo da Linha 176”. Desabafou um morador.
“Nós atravessamos aqui com o coração na mão. Com medo de ocorrer acidentes e até mesmo morrer. Eu só peço que os nossos políticos vejam isso e lutem pela construção da nossa ponte”, desabafou outro morador.

terça-feira, maio 15, 2012

Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste fixará os subsídios do Prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e dos vereadores para próxima Legislatura (2013-2016).



A Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste- RO, vai votar na próxima segunda-feira (21/05) os projetos de Leis que fixa os subsídios do Prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e dos vereadores para próxima Legislatura (2013-2016).
Art.30 XXI-(Lei Orgânica Municipal (LOM)- Compete privativamente a Câmara Municipal exercer a seguinte atribuição, entre outras:
XXI- Fixar, observado o que dispõe os artigos 37 XI,XII e 39 § 4° da Constituição Federal, em cada Legislatura para a subseqüente.  
Art. 29 VI, a, (CF) - em Municípios de até dez mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a vinte por cento (20%) do subsídio dos Deputados estaduais.
VII CF- o total da despesa com remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento (5%) da receita do Município.   
 Projeto de Lei Ordinária Nº 08/2012  fixará o subsidio do Prefeito em (R$ 10.000.00), Vice-prefeito (R$ 5.000.00), Secretários Municipais (R$ 3.270.00),para próxima Legislatura (2013-2016). 
Projeto de Lei ordinária Nº 07/2012 fixará o subsídio dos vereadores em (R$ 3.000.00), para próxima Legislatura (2013-2016).
Esses valores serão pagos para a próxima Legislatura, ou seja, 2013-2016.
“A transparência é a única forma de impedir que determinados atos da administração pública estejam viciados ou mascarados, permitindo à população conhecer de que forma seus representantes estão operando a ‘coisa pública’, e se estão obedecendo aos princípios básicos de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade”, destaca o vereador Prof. Adão Marcos PT/RO.
Segundo ele, “os cidadãos têm o direito de receber todo tipo de informação e mesmo buscá-la onde quer que se encontre, da mesma forma que é dever dos órgãos públicos apresentar ao cidadão os dados existentes e arquivados em suas repartições, pois quanto melhor informada é uma sociedade a respeito da vida da comunidade, melhores condições terá ela de exercer o controle social sobre a atuação de seus representantes”.
Por último, o vereador destaca que, acessando site, a pessoa consegue saber o montante de recursos arrecadados e até os respectivos gastos, e se o gestor cumpriu a obrigação de informar os indicadores fiscais ao Tesouro Nacional.
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Nº 498/2009 que cria no âmbito do Município de Santa Luzia D Oeste- RO o Portal transparência.
Mas até agora a lei Municipal Nº 498/2009 não esta sendo comprida.
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segunda-feira, maio 14, 2012

Vereadores visitam Ministério Publico Federal- MPF

Na sexta-feira (11/05) os vereadores Prof. Adão Marcos (PT/RO) e o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D oeste – RO José Antonio (DEM), fizeram uma visita ao Ministério Publico Federal- MPF na Cidade de Ji-Paraná, onde verificaram que existe em andamento um processo para averiguação de possíveis irregularidades na seleção das famílias no programa do Governo Federal minha casa minha vida.
Na semana passada foi entregue 30 unidades habitacional em nosso Município, essas casas populares são destinadas a famílias carentes.
Os vereadores foram procurados por algumas pessoas, e foram questionados sobre quais foram os critérios para a seleção e distribuição das unidades habitacional.
Hoje 14/05 O Vereador prof. Adão Marcos PT/RO, encaminhou o Oficio nº 072/2012, Ao Exmo. Sr. CLORENI MATT Prefeito Municipal de Santa Luzia D Oeste RO, solicitando copia do Oficio 167/2012 do Gabinete do Prefeito, encaminhado ao MPF (Ministério Publico Federal) em abril do corrente ano, bem como copia do Laudo de visita da Assistência Social das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida ( PMCMV).
Estas unidades seriam para famílias com extrema pobreza.
Os vereadores   querem saber quais foram os critérios utilizados para a escolha das referidas famílias, onde o município tinha mais de 900 pessoas que recebia bolsa família e somente 37 pessoas foram cadastradas e dessas famílias apenas 30 receberão as casas.   
Valor total da Obra foi de 557.181.90 (Quinhentos e cinqüenta e sete mil, cento e oitenta e um reais e noventa centavos).
Agentes Participantes: Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal e Banco Cobansa. Construtora: Marma Construções e Incorporação Ltda. Investimento: Governo Federal R$ 360, 000,00 (trezentos e sessenta mil reais). Governo Estadual R$ 197.181.90 (Cento e noventa e sete mil e cento e oitenta e um reais e noventa centavos).
 A contrapartida da  Prefeitura Municipal De Santa Luzia D Oeste  seria o Terreno e serviços de Infra-estrutura, mas até a presente data não foi feito esses serviços.  
Pessoas Beneficiadas:

 CPF
Nome Titular
NIS
969.390.012.04      
Carmem Silvia Isidoro Pinto

2034689843
503.033.091.72
Maria Salete Teixeira
16423712922
596.723.232.04
Maria Aparecida Ribeiro Camargo
16373575595
204.743.852.72
Madalena Zacarias De Lima
16485918346
778.420.302.00
Luzia De Oliveira Alves
16438469115
874.714.182.49
Clemilda De Oliveira Gomes
16499343243
000.828.922.02
Simone Pereira de Oliveira
16684131265
579.271.112.72
Silvana Aparecida Da Silva Gomes
16661088630
004.557.472.37
Tânia Mara Fagundes de Souza
16549029849
031.322.601.69
Maria Aparecida da Silva
16366516708
422.472.332.87
Dinoga Maria Bortuli
16102652801
635.138.382.04
Veronice Menegotto Dos Santos
20346902392
001.166.442.81
Marciane Alves machado
16500306261
848.264.872.15
Rosangela Ros Pires
20146334196
789.115.242.04
Marizete de Azevedo
20150992879
709.777.802.44
Helton Maques da Silva
12858718387
722.659.302.53
Márcia Magalhães da Silva
16438725685
639.108.102.68
Dalva Barbosa
16024136065
305.607.722.20
Leda Aparecida Basenella
16430540104
001.180.342.86
Andréia Silva de Carvalho
20143564239
656.420.152.49
Ivonete Dos Santos
16222887504
923.387.202.53
Jeovana Dos Santos Coelho
16187931549
002.303.932.92
Rosilene Pereira da Silva
1668666352
015.138.332.43
Daiane Almeida Nascimento
16117331593
570.484.601.72
Ivone Soares de Souza
16222888373
768.672.852.87
Luzia Soares de Azevedo Santos
16421522352
983.654.364.34
Maria Nilza da Silva Mendes
1605068170
743.005.472.20
Andréia Cristina Dos Santos
                   16094184751                            
742.150.432.04
Vaneir Monteiro de Souza
16581018016
909.069.692.04
Roselene Barbosa dos Santos Souza
16659199994

Santa Luzia D Oeste, 10 de Maio de 2012.

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...