quinta-feira, novembro 24, 2011

“Vereadores visita Aterro Sanitário em Novo Horizonte do Oeste”

  “Vereadores visita  Aterro Sanitário em Novo Horizonte do Oeste”
Os Vereadores Prof. Adão Marcos( PT)  e o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste José Antonio (DEM)  visitarão  o local acompanhado do Vereador de Novo Horizonte o Sr. Agenor (PSD)e o funcionário público Municipal Donizete , onde    a empresa Nova Era Mineralização, responsável pela instalação do Aterro Sanitário do Pólo 3, localizado em Novo Horizonte do Oeste, que atenderá os municípios da região da Zona da Mata ,inclusive o Município de  Santa Luzia D Oeste , onde todo lixo dos municípios inclusos no referido pólo, serão destinados a um único aterro sanitário.
O aterro ocupará um espaço de 1.5 hectares localizado em um sítio, há alguns quilômetros do município sede, um local compatível com a destinação final de resíduos sólidos, pois não ocupa reserva biológica de proteção ambiental ou área de preservação permanente.. “A intenção é minimizar os impactos ambientais decorrentes do modo de vida moderno, fator de grande geração de resíduos”.  Vimos o material que será usado  para a IMPERMEABILIZAÇÃO do solo, antes da utilização do aterro, o local é devidamente impermeabilizado seguindo critérios que vão depender das características do solo e do clima.
CONSORCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO  CENTRO LESTE DO ESTADO DE RONDÔNIA-CIMCERO, visa cada vez mais ajudar no desenvolvimento dos municípios, não medindo esforços para que o lixo tenha 100% da melhor destinação possível, pois todo o resíduo sólido urbano será direcionado ao aterro, sendo que para tal, serão adotados métodos e tecnologias que visem a redução do volume de matéria orgânica e outros materiais potencialmente recicláveis a serem nele depositados, tendo como conseqüência ao longo prazo o aumento da vida útil do mesmo. “Esta forma de destinação final de resíduos sólidos é a mais adequada entre todas as outras, pois, impermeabilidade aplicada neste sistema não permite a contaminação tanto do solo quanto do lençol freático.
 Estudos de viabilidade foram realizados e a alternativa encontrada para entender a Lei 12.305/10 (lei do lixo), foi à implantação de aterros sanitários em quatro municípios pólos: Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte, responsáveis pelo recebimento e destinação do lixo urbano dos 31 municípios que englobam o consórcio. “O aterro sanitário consiste em alternar uma camada de lixo e outra de terra, evitando o mau cheiro e a proliferação de animais. Para sua execução, o solo é impermeabilizado e canais de drenagem são feitos para impedir a contaminação do subsolo por gases e pelo chorume, (líquido gerado pela degradação dos resíduos).
 Lembrar que a Câmara Municipal de Santa Luzia  D Oeste aprovou no dia 11 de Abril de 2011,  por unanimidade o Projeto de Lei 50/2010 que “AUTORIZA O EXECUTIVO A INTEGRAR O CONSORCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO CENTRO-LESTE.
Teremos que votar esse ano  os valores que será cobrado ano que vem da população, pois todo o lixo de santa Luzia D Oeste será levado para esse aterro sanitário em Novo Horizonte.

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...