quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Deputado Padre Ton aposta na união da bancada .

Deputado Padre Ton aposta na união da bancada
para  efetivar a transposição em Rondônia

A bancada de Rondônia promoveu hoje (16) pela manhã reunião para debater diversos assuntos, entre eles a transposição, tema que dominou a maior parte do encontro, que teve a presença de dez parlamentares, com exceção do senador Acir Gurgacz (PDT), que enviou representante.
“A transposição levou tempo para tornar emenda constitucional, e isso foi possível com a união da bancada, espírito que deve permanecer para que possamos alcançar resultado positivo, que é a efetiva transposição dos servidores de Rondônia”, declara o deputado federal Padre Ton, que, eleito para esta legislatura, estréia nas reuniões da bancada.
O posicionamento do deputado Padre Ton é o mesmo dos demais membros da bancada, como os deputados Nilton Capixaba (PTB), Natan Donadon (PMDB), Carlos Magno (PP), Mauro Nazif (PSB), Valdir Raupp (PMDB) e Marinha Raupp (PMDB), experientes parlamentares que entendem ser necessária a construção de entendimentos e ações para o sucesso da implantação da transposição.
O senador Ivo Cassol (PP) foi o único que destoou da bancada, ao expor que de nada adiantava mais conversar com os representantes do Ministério do Planejamento, sugerindo que fossem à Casa Civil, tratar direto com o ministro Antonio Palloci.
O deputado Mauro Nazif disse que o papel da bancada é “lutar pelos servidores” e que o governo federal aceitou a emenda sobre a transposição porque a bancada se manteve unida. “O mais difícil está na Constituição, e o Ministério do Planejamento sabe, o próprio secretário executivo  (João Bernardo) falou que se não cumprirem os pontos acordados conosco ganhamos na justiça”, disse Nazif.  O deputado fazia a defesa da ida da bancada à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a quem já foi solicitada audiência. 
“O deputado Mauro é um estudioso do assunto, e nós conseguimos fazer uma ação de grupo, uma ação de bancada, aprovando a emenda da transposição. Concordo com o deputado de que é necessário haver paciência . Esta Casa (Câmara) é uma casa de construção, não é uma casa de decisão. A ansiedade para resolver a situação existe, é verdadeira, mas não podemos atropelar o processo”, disse a deputada.
O deputado Carlos Magno disse que “todos precisam se ajudar uns aos outros, respeitando a atuação parlamentar de cada um”. Ele e os demais aprovaram a audiência com a ministra Miriam Belchior, para não superar etapas, e posteriormente defenderam uma ida à Casa Civil.
Hoje (16) à tarde, por iniciativa do senador Valdir Raupp, haverá um encontro com o secretário de Recursos Humanos Duvanier Ferreira, do Ministério do Planejamento, interlocutor da bancada e dos sindicatos desde a promulgação da emenda constitucional 60 pelo Congresso Nacional.
O deputado Mauro fez um histórico da atual fase da transposição, lembrando que no Planejamento quatro pontos foram acordados a partir da minuta de decreto apresentada, destinado a dar início efetivo ao processo de transposição: abrangência de funcionários admitidos até 1991; incluir aposentados e pessoal da reserva; salário federal e margem para admitir empregados de empresas de economia mista.
“Foram quase duas horas de discussão para admitirem esses pontos, e a Advocacia Geral da União nega tudo”, disse Mauro.
Coordenador
A bancada não elegeu o novo coordenador. O deputado Moreira Mendes       (PPS), virtual candidato, declarou que não pretende se candidatar ao posto.  O deputado Mauro Nazif é um nome cotado para assumir o grupo. Uma nova reunião da bancada deve ocorrer na semana que vem.
O deputado Padre Ton apresentou uma lista para colher assinaturas a favor do deputado Francisco Praciano (PT-AM), que deseja ser o coordenador da bancada da região Norte.  Os parlamentares de Rondônia aprovaram a sugestão de Moreira Mendes para que Praciano exponha suas pretensões ao grupo.  
Fonte João Leandro.

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...