quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Deputado Padre Ton.

Deputado Padre Ton apóia mudanças no Código Florestal defendidas pela Via Campesina.  
O Movimento Via Campesina promoveu hoje (15) à tarde, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal, um encontro com deputados e senadores para apresentar e colocar em debate propostas e políticos defendidas pelo movimento para  a agricultura, povos indígenas, energia, educação, povos atingidos por barragem e fortalecimento da Embrapa, Conab e Incra.
Uma das políticas que mais preocupam a Via Campesina é o projeto do novo Código Florestal, que está com votação prevista para 15 de março, e que tem a discordância do movimento em pontos como alteração da compensação do local da reserva legal; do limite de mata ciliar; anistia completa para todas as multas aplicadas por desmatamento de Área de Preservação Ambiental e Reserva Legal e recuperação da Reserva Legal com até 50% de espécies exóticas.
Parlamentares novos e reeleitos, a maioria do PT, estiveram presentes, entre eles o deputado federal Padre Ton (PT-RO). Ao se apresentar e falar sobre sua trajetória política como prefeito por duas vezes de Alto Alegre dos Parecis, o deputado lembrou da existência de uma área que finalmente foi liberada para sem terra do assentamento Che Guevera, reivindicada na justiça pelo ex-deputado Antônio Morimoto, e de sua militância em favor dos pequenos agricultores, sem terra e  demais trabalhadores.
O deputado Padre Ton defendeu uma maior aproximação dos movimentos sociais com a bancada de parlamentares do PT, e declarou apoio “às propostas do Movimento dos Atingidos por Barragem, da Via Campesina, e de todos que se preocupam com as mudanças no Código Florestal”. Ele expressou manifestação de sucesso ao encontro por parte da Via Campesina de Ouro Preto, cujos representantes não puderam comparecer à reunião.
Ex-líder do Governo na Câmara, o deputado Henrique Fontana sugeriu à Via Campesina uma lista dos artigos que não aprova no projeto do Código Florestal. “Não podemos ir para esse embate na disputa do tudo ou nada. Desse jeito, será defensiva para nós em razão de toda a discussão e acúmulo sobre o assunto”.    
Também estiveram na reunião os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP); Marinor Brito (PSOL-PA) e Ana Rita (PT-ES) e os deputados federais Padre Joao (PT-MG); Dionilso Marcon (PT-RS) e Luci Choinaki (PT-SC) entre outros. O vereador Márcio Mateus (PT), de Rolim de Moura, participou do debate.  
Mara Paraguassu 
(61) 9974-9423 e 3215-3280 

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...