segunda-feira, julho 05, 2010

pré-candidato



















Reunião do diretório estadual do PT em Ji-Paraná no dia 03/07/2010, os Municipios de Santa Luzia D Oeste,Alto Alegre dos Parecis, Parecis, São Felipe, Rolim de Moura, Novo Horizonte e Nova Brasilandia, decidirão apoiar como pré-candidato a deputado estadual GENAIR CAPELINI.

terça-feira, junho 29, 2010

INDICAÇÃO Nº 052/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICAM ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tome providencia em fazer quebra-mola na estrada de acesso a Escola Ronaldo Aragão,
bem como a necessidade em molhar o referido trecho.

Plenário Ulysses Guimarães, 28 de Junho de 2010.

UESNEI CLEITON DA SILVA
ADÃO MAROS G. DOS SANTOS
ADAIR CARDOSO BATISTA
Vereadores

RESUMO DAS SESSÕES

                        Estado de Rondônia

Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste



Ata da Vigésima Primeira Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia vinte e um de junho do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença de todos os edis casa constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Of. 12 do Presidente da Comissão do Concurso; Of. 053 Semas; Of. 62 Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente; INDICAÇÃO Nº 48 Adão; Nº 49 Pirulito; REQUERIMENTO Nº 60 Adão e Nandi; Requerimento de falta do edil Gildecio; Projeto de Lei 27 que “AUTORIZA A ABERTURA DE CREDITO ADICIONAL ESPECIAL (Saúde)”; Projeto de EMENDA A LEI ORGANICA Nº 02/2010; Projeto de RESOLUÇÃO Nº 03/2010 que Da Nova Redação ao Art. 12 e 125 do Regimento Interno; VETO ao Projeto de Lei 24/2010. PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Adão comentou sobre o edital do Concurso Publico, e que o Plano de Carreira já está sendo analisado pelos edis; parabenizou aos organizadores da Escola EJA pelo evento realizado, parabenizou alunos do JK pela vitoria no Joer. O edil Adair comentou sobre a realização do concurso publico no Município. O edil Pirulito reclamou do atendimento de alguns servidores na saúde e que o Prefeito deve tomar providencia. NA ORDEM DO DIA foi aprovado o Requerimento Nº 60; aprovado Requerimento de falta do edil Gildecio, Projeto de Lei 27 aprovado em única votação; Projeto de Emenda a Lei Orgânica 02 foi aprovado por unanimidade em segunda votação; Projeto de Resolução 03 que Altera o Regimento Interno foi aprovado em segunda votação; VETO ao Projeto de Lei 24/2010 foi mantido por cinco votos, dos edis Gildecio, Valdir, Pirulito, José Wilson e Elder. NO GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Gildecio que saudou a todos e solicitou permissão para se retirar da sessão. O edil ElderNei falou da necessidade em continuar a abertura da rua no novo loteamento e da necessidade também de fazer rede de energia; falou sobre o edital do concurso publico; agradeceu a todos que prestigiaram a festa na Igreja Assembléia e também aos organizadores da festa da escola EJA, parabenizou a Secretaria de Esporte pela realização do campeonato de salão. O edil Valdir agradeceu a votação das Emendas da Lei Orgânica e Regimento Interno, e da importância das mesmas para a eleição da Mesa, onde a maioria terá soberania. O edil Pirulito lamentou discurso da sessão anterior refere criticou a Diretora do Hospital a maneira que atende a população e que o Prefeito deve tomar providencia. O edil nte a Radio Parecis, fez criticas aos políticos que prometem e não cumprem, foi-lhe cedido tempo de edil José Wilson e fez um relato dos recursos que serão liberados através de convenios, criticou que alguns políticos não merecem respeito; comentou sobre as atividades de algumas secretarias; falou sobre a votação do projeto Ficha Limpa, finalizou. O edil Adão informou que o abaixo assinado dos moradores da Rua Vanderlei será encaminhado ao Prefeito; criticou os bens públicos abandonados como o Balneário, Centro Cultural, Ginásio de Esportes e lembrou que foram recursos liberados por políticos e agora ficam abandonados; justificou sua proposição; disse que sua prerrogativa é representar bem o povo. O edil Nandi parabenizou a realização da festa da Igreja Assembléia; agradeceu ao Secretário de Saúde pelo trabalho realizado apresar das criticas; comentou sobre a interferência de vereadores na administração do hospital, rebateu criticas feitas pelos edis que antecederam, justificou a contratação dos servidores da Câmara; alegou que o projeto de ficha limpa quem é errado vai ser atingido e deve pagar pelo seu erro. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.             

segunda-feira, junho 28, 2010

Oficio nº 37/GV/2010.

Oficio nº 37/GV/2010.
Santa Luzia D’ Oeste/RO, 14 de Junho de 2010.


A Senhora
FATIMA CLEIDE
Senadora da Republica Federativa do Brasil
BRASILIA/DF.


Senhora Senadora,



Ao cumprimentá-lo, vem mui respeitosamente a presença de Vossa Excelência, solicitar que seja inserida emenda ao orçamento da União de recursos para a construção de 100 (cem) Casas Populares no Município de Santa Luzia D’Oeste/RO, para contemplar as famílias de baixa renda que ainda não possuem moradia própria.
Certos de vossa especial atenção, desde já antecipamos agradecimentos.


Atenciosamente

ADÃO MARCOS GRACIANO DOS SANTOS
ERNANDES CAPELINI
Vereadores (PT)

ASFALTO


 

terça-feira, junho 22, 2010

REQUERIMENTO Nº 60/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM do Exmo Senhor Prefeito Municipal, através do setor competente, seja enviado laudo técnico de vistoria do órgão competente de todos os ônibus do transporte escolar, inclusive o que esta detido.

Plenário Ulysses Guimarães, em 21 de Junho de 2.010.

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS
 ERNANDES CAPELINI
Vereadores 

INDICAÇÃO Nº 048/2010

O Vereador que o presente subscreve, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICA ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através do órgão competente (DER), tome providencia em colocar Placa de Sinalização “EN-TRADA E SAIDA DE VEICULOS” na RO 383, norte, nas pró-ximo ao Laticínio Mariella.
                                Plenário Ulysses Guimarães, 21 de Junho de 2010.

                                          Adão Marcos G. dos Santos

                        vereador

RESUMO DAS SESSÕES

                                                    Estado de Rondônia

                                  Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste

Ata da Vigésima Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia quatorze de junho do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença dos edis Adair, Adão, Elder, José Wilson, Nei, Pirulito e Valdir, verificou a ausência do edil Gildecio, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Convite da escola CEEJA e da Igreja Assembléia de Deus; Of. 1139/DER; INDICAÇÃO Nº 47 Adão; REQUERIMENTO Nº 59 Adão e Nei; Requerimento de justificativa de falta dos edis Elder e Pirulito; Projeto de Lei 18 que “AUTORIZA A ABERTURA DE CREDITO ADICIONAL ESPECIAL E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”; Projeto de Lei Com. 06/2010 que “DISPOE SOBRE O ESTATUTO E PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PUBLICOS DE SANTA LUZIA”. PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Adão que comentou sobre a sanção do Presidente da Republica na transposição dos servidores do Estado para a União e agradeceu a bancada do Partido pelo empenho na transposição. O edil Nandi agradeceu ao Deputado Ribamar pelo recursos liberado a melhorias no hospital; criticou estado dos maquinários no barracão e que o motor da retro da agricultura ainda está na garantia. O edil José Wilson justificou que a demora do conserto da retro deve-se ao fato das peças serem importadas. NA ORDEM DO DIA foi aprovado o Requerimento 59; Projeto de Lei Com 06 foi tramitado para o Jurídico e Comissões; aprovado o Regime de Urgência do Projeto de Lei 18; aprovado por unanimidade a justificativa de falta do edil Pirulito e aprovado a justificativa de falta do edil Elder por maioria de votos tendo dois contra dos edis Adão e Valdir. GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Adair que comentou sobre as condições da linha 188 e da ponte da l80, e da necessidade da realização do concurso publico. O edil Nei agradeceu o Executivo pelo envio do PCCR dos servidores; da necessidade em concluir o edital do concurso; reforçou convite da festa da igreja Assembléia, foi aparteado pelo edil Adair. O edil Valdir solicitou do Prefeito e da Vigilância sanitária verificação e esclarecimento a população quanto a necessidade de fazer fossas sépticas nas residências que ainda não possuem. O edil Pirulito falou de sua ausência no Município; criticou fato do ônibus preso através de denuncia de vereador, comentou dos serviços realizados no Município, que a união é de suma importância, que não aceita promessas de políticos; foi aparteado pelo edil José Wilson. O edil Adão esclareceu que foi aprovado projeto de autorizava Executivo a transportar munícipes e que o projeto foi vetado pelo Prefeito; agradeceu ao Executivo pelo envio do Projeto do Plano de Carreira dos servidores; da importância da realização do concurso; comentou sobre a reunião do Ministério Publico e os representantes da Ceron para tratar sobre a expansão da rede de energia na área urbana; foi aparteado pelo edil Pirulito. O edil Nandi comentou sobre o conserto do motor da Retro; comentou sobre projeto aprovado e vetado pelo Prefeito referente ao transporte de munícipes, disse que foi ele quem denunciou o ônibus e que ele está irregular no Município; criticou que o chefe do Ciretran recusou receber documento do ônibus; lamentou recursos devolvidos por irresponsabilidade; disse que ainda não foi prestada conta do convenio das estradas; alertou Secretario de Obras em iniciar recuperação das estradas; lamentou a administração do Município nas mãos da família do Prefeito, edil Nei falou sobre o Projeto de transporte de munícipes. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.

segunda-feira, junho 14, 2010

REQUERIMENTO Nº 59/2010




Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM do Exmo Senhor Prefeito Municipal, informações acerca das providencias tomadas quanto a reforma do Ginásio de Esportes da COHAB II, bem como os cuidados que está sendo dispensado a conservação do patrimônio público.
Anexo foto do local

Plenário Ulysses Guimarães, em 14 de Junho de 2.010. 
ADÃO MARCOS G DOS SANTOS 
UESNEI CLEITON DA SILVA
Vereadores


INDICAÇÃO Nº 047/2010


O Vereador que o presente subscreve, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICA ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, tome providencia em recuperar a iluminação publica da Praça central, bem como nas proximidades, tendo em vista o local ser próximo a área escolar.
Plenário Ulysses Guimarães, 14 de Junho de 2010.

Adão Marcos G. dos Santos
Vereador

RESUMO DAS SESSÕES

                                    Estado de Rondônia

           Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste

Ata da Décima Nona Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia sete de junho do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença dos edis Adair, Adão, Elder, Gildecio, José Wilson, Nei e Valdir, verificou a ausência do edil Pirulito, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Of. 33 do Presidente da Casa; Of. 44 Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente; INDICAÇÃO Nº 45 Valdir; Nº 46 José Wilson; REQUERIMENTO Nº 58 Adão. PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Adão que comentou sobre o encontro do Partido dos Trabalhadores em Porto Velho para a escolha dos pré-candidatos ao próximo pleito, comentou ainda sobre a nova Lei da ficha limpa para candidatos aos cargos eletivos. NA ORDEM DO DIA foi aprovado o Requerimento da pauta. NO GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Nei que comentou da necessidade da Prefeitura adequar o local para a implantação da fabrica de bloquetes; agradeceu ao Secretario de Obras pelos serviços realizados no setor chacareiro. O edil Gildecio questionou os boatos nas ruas de que políticos estão manipulando as ruas que irão receber asfalto, aparteado pelo edil Nei onde informou que as ruas foram definidas por equipe do DER no ano anterior e que são recursos de três fontes diferentes, o orador falou da importância em esclarecer a população, foi aparteado pelo edil Valdir. O edil Adão informou que solicitou da Prefeitura copia da planilha das ruas que receberão o asfalto; agradeceu e parabenizou a equipe do centro de saúde que promoveu uma campanha de exames preventivos realizado no dia do feriado; agradeceu ao Presidente pela forma de administrar a Câmara e que população deve acompanhar onde estão sendo aplicados os recursos, e que transparência da contas publica é importante aos gestores e a população. O edil Nandi comentou sobre o encontro do partido para escolha dos pré - candidatos do próximo pleito; justificou que a sessão anterior não foi transmitida por problemas técnicos na Câmara; criticou o Secretário de Obras pelo péssimo estado de conservação do travessão da cinqüentinha e do abandono aos agricultores, manifestou sua indignação e pediu desculpas a população que depositou confiança na administração e agora se sentem abandonados; agradeceu ao Deputado Anselmo pela emenda de rebaixamento do morro; falou ainda do descaso com a Rua Vanderlei; informou que os asfaltos estão sendo realizados com recursos de financiamentos para os próximos governos pagarem, informou que o recurso da APAE já foi empenhado e está aguardando a documentação da Prefeitura, finalizou dizendo que se sente envergonhado por não poder ajudar a população que depositou confiança na sua pessoa. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.   

domingo, junho 13, 2010

Lula assina a transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia














Lula nos disse que haverá vetos, porém os vetos não descaracterizam a regulamentação e tem como eixo a proposta apresentada pela bancada”, ressaltou , Valverde.


Na reunião da Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores realizada neste final de semana em Brasília, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu em primeira mão aos parlamentares deputado Eduardo Valverde (PT/RO) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) a notícia que sancionou na noite de sexta-feira a lei de conversão da MP 472.

Segundo Valverde, Lula disse que quanto à transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para o quadro federal, que estariam contemplados na Emenda Constitucional 28, houve vetos, porém frisou Lula ao deputado, nada que descaracterizasse o eixo da proposta apresentada pela bancada.

Valverde informou que Lula se sensibilizou com os argumentos dos parlamentares petistas em prol do estado de Rondônia, e considerou que Rondônia precisa de um fôlego adicional para organizar sua economia e infraestrutura, e que aliviando a folha de custeio com o quadro de servidores que serão transpostos para a União, serviria para impulsionar os investimentos na segurança pública, saúde e educação.

“ Lula nos disse que haverá vetos, porém os vetos não descaracterizam a regulamentação e tem como eixo a proposta apresentada pela bancada”, ressaltou , Valverde.

A publicação da MP 472 deve sair de segunda para terça-feira no Diário Oficial.

BALNEÁRIO RIO DOCE, BEM PÚBLICO ABANDONADO

BALNEÁRIO RIO DOCE, BEM PÚBLICO ABANDONADO
Estou em Santa Luzia do Oeste(Ro) desde o ano de 1992 e logo que cheguei aqui fiquei bastante impressionado com o grandioso número de turistas da região que se deleitavam no Balneário Riacho Doce. Num domingo de muito sol visitava pela primeira esse balneário e o movimento da população santaluziense e de cidades vizinhas era impressionante. Local de encontro e de lazer, além da
beleza natural que tão bem faz a alma de qualquer ser humano em contato com a natureza.
Esse balneário fica bem próximo da cidade e é um lugar de muitas árvores, em que à tarde a sombra dessas árvores, deixa o ambiente amazônico num clima bem ameno. Verdadeiramente foi o ponto de encontro de uma região em que nos domingos a pequena cidade de Santa Luzia do Oeste, em Rondônia, era o destino obrigatório de pessoas de Rolim de Moura a Cacoal. Habitantes de Santa Luzia que visitam outras cidades de Rondônia são questionados a respeito desse balneário. Falam dos tempos de glória de quando funcionava a todo vapor esse recanto ecológico.

Já faz um bom tempo que essa área de lazer da cidade se encontra abandonada. Faz-se mais do que necessário que o Poder Público Municipal revitalize esse bem que é do povo santaluziense, transformando-o de novo numa área de lazer e esportes para a nossa juventude e população em geral. Pela beleza do lugar e pela possibilidade de transformar o Balneário Riacho Doce num ponto de lazer, cultura, esporte e principalmente para a devida e tão necessária conscientização ambiental para todos, urge respostas imediatas e contundentes.

Texto Prof. José de Arimatéa dos Santos

segunda-feira, junho 07, 2010

pré-candidatura para o pleito de 2010

Militantes de todo o Estado estiveram presentes. Contamos com a participação dos senadores Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (PMDB), e lideranças partidárias como o presidente estadual do PHS, Herbetiz Linz.

O Partido dos Trabalhadores definiu as seguintes pré-candidatura para o pleito de 2010, Pré- candidato ao Governo de Estado; Deputado Federal Eduardo Valverde, Senado pré-candidata Fátima Cleide, Pré-candidato a Deputado Federal Padre Ton e Anselmo ( e mais 11 nomes), e pré-canditado a Deputado estadual Gernair Capelini,( e mais 34 nomes).

REQUERIMENTO Nº 58/2010

O Vereador que o presente subscreve, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUER que após apro-vado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através do Setor competente seja encaminhado a esta Câmara Municipal relação de diárias dos Secretários Municipais, referente ao mês de Maio do corrente ano.



Plenário Ulysses Guimarães, em 07 de Junho de 2.010.

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS
Vereador

RESUMO DAS SESSÕES

                                                    Estado de Rondônia
                                        Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste
Ata da Décima Oitava Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia trinta e um de maio do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença dos edis Adair, Adão, Gildecio, Pirulito, José Wilson, Nei e Valdir, verificou a ausência do edil Elder, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Of. 330 e 333 do Prefeito; Of. 19 e 20 Semagri; Of. 067 Bradesco; Comunicado Cartório Arruda; Comunicado Centro de Saúde; Convite Comunidade Luterana Nova Vida; INDICAÇÃO Nº 42 Pirulito; Nº 43 e 44 Adão; REQUERIMENTO Nº 56 Nei; Nº 57 Adão e Nei; Projeto de Lei Com 05 que “ALTERA A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA”. PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Gildecio que manifestou seu Pesar pelo falecimento do sogro do edil José Wilson, agradeceu a direção do colégio JK pelo evento realizado. O edil Pirulito agradeceu a Associação Comercial pela iniciativa do curso de Oratória; aos diretores das Escolas Estaduais pelo evento realizado; comunicou que se ausentará do Município por aproximadamente dez dias em viagem a São Paulo por motivos de doença na família. O edil Adão agradeceu a diretoria do Partido dos Trabalhadores pela organização da comemoração dos trinta anos do partido e das autoridades que estiveram presentes e demais pessoas. NA ORDEM DO DIA foram aprovados todos os Requerimentos; Projeto Lei Com 05 foi aprovado em segunda votação. NO GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Gildecio que comentou sobre a necessidade em melhorar a visibilidade na entrada da escola Ronaldo, que o Secretario e o Diretor de Obras devem tomar providencia em resolver; foi aparteado pelo edil Nei. O edil Nei fez um relato de sua viagem a Porto Velho e que esteve em vários órgãos reivindicando recursos: no Gabinete Deputado Luiz Claudio para liberação de combustível ao Município através do DER; na Seduc para reforma e ampliação da escola Pólo; na Sedam para verificar licença ambiental e comentou sobre os empecilhos impostos em liberar área que implica no desenvolvimento; agradeceu a Associação Comercial pela realização do curso de Oratória através do SEBRAE. O edil Valdir comentou sobre os recursos liberados pelo Deputado Luiz Claudio; dos empecilhos impostos pela Sedam e IBAMA na liberação de licenças ambientais que dificulta o desenvolvimento; parabenizou a Secretaria de Agricultura em trazer o INCRA para regularizar a situação dos lotes rurais através do Terra Legal, aparteado pelo edil José Wilson e informou que o INCRA retornará nos dias 12 e 13 de junho. O edil Adão justificou sua indicação e da importância em melhorar a visibilidade na entrada da escola Ronaldo; fez um relato dos projetos de sua autoria deliberados na Câmara; alegou que seu compromisso é fazer o melhor para a população que o dever do Legislador é assessorar, requer melhorias e fiscalizar o Executivo na aplicação dos recursos; manifestou seu Pesar a família enlutada do Laércio pelo falecimento de seu genitor. O edil Nandi manifestou seu Pesar pelo falecimento da Maria Duquinha e Jose Moreira; agradeceu a Diretora do Centro de Saúde em programar realização de exames preventivos no próximo dia 03; parabenizou aos diretores das Escolas pela realização do evento; agradeceu a todos que prestigiaram a comemoração dos trinta anos do Partido dos Trabalhadores; agradeceu ao Ministério Publico e ao Judiciário em destinar recursos para a reforma da Casa da Criança e do prédio do Conselho Tutelar com recursos de ações judiciais. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.

RELAÇÃO DE DESPESA DO MÊS DE MAIO DE 2010

                                  FOLHA DE PAGAMENTO 2010


Folha de pagamento subsídio de vereador e servidor R$ 24.053,18

Parcelamento da Divida do INSS R$ 559,07

INSS patronal R$ 5.051,16

Contador - Rockenback Organizações Contábeis R$ 1.685,29

ISS Referente a Prestação Serviço Contador R$ 94,71

Programa De Contabilidade - Better Tech Informática Serviços R$ 1.550,00
Assessor Jurídico- M.A Pereira Serviços Técnicos R$ 2.559,29

ISS Referente a Prestação De Serviços Advogado R$ 140,71

Taxas Bancárias R$ 75,84

Combustível R$ 597,83

DESPESA COM ENERGIA E TELEFONE

Telefone fixo R$ 552,11

Telefone móvel R$ 684,98

Energia Elétrica R$ 309,34

MATERIAL DE CONSUMO (copa e cozinha)

Elson Pereira da Paz - ME R$ 137,30

Sidnei da Silva Barros R$ 224,26

Pinto & Pinto ME R$ 92,58

LF IMPORTS (Revisão carro) R$ 2.659,59

Demonstrativo de Receitas E Despesas

Repasse Financeiro Bruto R$ 43.406,09

Despesas Mensais R$ 41.027,24

quarta-feira, junho 02, 2010

ACESSIBILIDADE


Calçada ou passeio é o lugar destinado para os pedestres nos seus deslocamentos pela cidade, mas observo a grande dificuldade do cidadão nas suas caminhadas. E esse problema é emblemático, pois tanto faz ser no centro da cidade ou nos bairros. Parece que a rua foi feita somente para os automóveis, face os problemas que vão de buracos e uma falta de padronização do morador que tem a frente de sua residência um pouco arrumada. Andar no centro da cidade de Santa Luzia do Oeste é uma aventura perigosa, visto que muita casa comercial simplesmente tomou todo o passeio. Observo que algumas lojas ocupam esse rico espaço para expor seus produtos e pasmem, muitas das vezes são estacionamentos. Pessoas com alguma deficiência, fatalmente não tem condição nenhuma de andar por esses logradouros. Como que uma pessoa que usa cadeira de rodas trafega por esses locais? Outro fato preocupante é que mesmo em alguns lugares tendo calçadas, a maioria dos cidadãos teimam em andar na rua. Com isso a possibilidade de acidentes só aumenta, infelizmente. A solução é a devida conscientização de andar sempre pelas calçadas(onde tem), dessa forma as pessoas terão mais segurança. O Poder Público é responsável em sanar logo esse problema ao elaborar propostas e planos para que todos possam construir calçadas que facilitem o acesso de todos os cidadãos. Proponho que quem fizer sua calçada possa abater uma porcentagem(ou tudo) dos seus gastos no pagamento do IPTU. Para a municipalidade não ter prejuízos nesse abatimento que faça os devidos descontos em vários anos. E o melhor que as calçadas tenham um padrão. Com isso possa facilitar o acesso a todos os santaluzienses e visitantes. Está posta a minha ideia. TEXTO: José de Arimatéa dos Santos
LEI Nº 497/09“DISPÕE SOBRE A ADEQUAÇÃO DE ACESSIBILIDADE AOS PORTADORESDE NECESSIDADES ESPECIAIS, NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA D’OESTE-RO”
Autores Ver. Prof. Adão Marcos & Nei.

segunda-feira, maio 31, 2010

REQUERIMENTO Nº 57/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através do Setor competente informações quanto a regularização do terreno da APAE.

Plenário Ulysses Guimarães, em 31 de Maio de 2.010.

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS

UESNEI CLEITON DA SILVA
Vereadores

INDICAÇÃO Nº 044/2010

O Vereador que o presente subscreve, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICA ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tome providencia em CORTAR a arvore existente na RO 383, entrada e saída da escola Ronaldo Aragão, tendo em vista a dificuldade de visibilidade aos condutores de veículos.

Plenário Ulysses Guimarães, 31 de Maio de 2010.

Adão Marcos G. dos Santos
Vereador



INDICAÇÃO Nº 043/2010


O Vereador que o presente subscreve, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICA ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, a necessidade em colocar adesivo de USO EXCLUSIVO no veiculo lotado no Gabinete do Prefeito.

Plenário Ulysses Guimarães, 31 de Maio de 2010.

Adão Marcos G. dos Santos

Vereador

RESUMO DAS SESSÕES

Estado de Rondônia
Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste
Ata da Décima Sétima Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia vinte e quatro de maio do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença de todos os edis da Casa, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Convite Colégio Marechal Rondon; Of. 039/CMDCA; Of. Cir. 06 e 08 TCE/RO; Requerimento justificativa Falta do edil Adair; INDICAÇÃO Nº 39 e 40 Nei; Nº 41 Adair; REQUERIMENTO Nº 50 Adão e Nei; 51, 53, 54 e 55 Nandi e Adão; 52 Adão; Projeto de Lei 26/2010 que “INSTITUI O DIA DE COMBATE AO CRACK NO MUNICIPIO DE SANTA LUZIA DO OESTE”; Projeto de Lei Com 05 que “ALTERA A ESTRUTURA POLITICA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA”; Projeto Emenda a Lei Orgânica 02/2010.que “DA NOVA REDAÇÃO AO § 5º E DO § 1º DO ART 19 da LOM”; Projeto de Resolução 03/2010 que “DA NOVA REDAÇÃO AO ART. 12 e AO ART 113 DO REGIMENTO INTERNO”. PEQUENO EXPEDIENTE ninguém fez uso da palavra. NA ORDEM DO DIA foi aprovado Requerimento de justificativa de falta do edil Adair; Requerimento 50 foi aprovado; os Requerimentos 51, 52, 53, 54 e 55 foram rejeitados por seis votos dos edis Gildecio, Adair, Elder, José Wilson, Valdir e Pirulito; Projeto de Lei 26 foi aprovado em segunda votação; Projeto Lei Com 05 aprovado o Regime de Urgência e o projeto aprovado em primeira votação; Projeto Emenda a Lei Orgânica 02/2010 e Projeto de Resolução 03/2010 foram aprovados em primeira votação por sete votos, sendo dos edis Gildecio, Adair, Elder, Nei, José Wilson, Valdir e Pirulito, tendo dois votos contra dos edis Adão e Nandi. Foi franqueada a palavra ao Secretario de Saúde Senhor Juarez Coleta, onde os edis por ordem fizeram as seguintes perguntas: a falta de médicos, a falta de cirurgia no hospital, se houve falta de gêneros alimentícios no hospital e demais assuntos. Foi respondido que as cirurgias só podem ser feitas com acompanhamento de medico anestesista e que Rolim de Moura é uma regional; que a Secretaria de saúde tem trabalhado na prevenção; que a falta de medico ocorreu porque estava de atestado; que o medico José Augusto foi embora devido denuncia feita pelo vereador Gildecio; que o CNPJ da Saúde já está sendo providenciado; que a população deve orientada da importância dos exames preventivos; que a maior dificuldade é a tramitação de processos na Prefeitura; informou que não está faltando alimentação no hospital; que os recursos da saúde não são suficiente para atender a demanda; que nem todo medicamento é de responsabilidade do Município; que com o apoio de todos a saúde poderá ser melhor; que muito foi feito na saúde, mas ainda tem muito a fazer, colocou-se a disposição e alegou que o dialogo é importante em todos os casos. GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Gildecio que agradeceu a presença do Secretario e alegou que não foi ele quem denunciou o medico, que denunciou sim os trabalhos do PSF, e que os fatos devem ser esclarecidos. O edil Adair saudou a todos, agradeceu ao Secretario de Saúde pelo esclarecimento e que a maior reclamação vem dos pacientes que preferem ser atendidos no Município, justificou suas proposições, questionou a situação da ponte da Rua Tereza Leal. O edil Nei lamentou as condições das pontes em geral, que tem cobrado melhorias do Executivo, justificou suas proposições, parabenizou ao Prefeito pelo inicio das obras de asfalto, foi aparteado pelo edil Pirulito. O edil Pirulito agradeceu ao Secretario de Saúde pelo esclarecimento e colocou-se a disposição, agradeceu o inicio das obras do asfalto e agradeceu aos parlamentares pelo apoio; da necessidade de sinalização nos canteiros de obras; falou dos serviços feitos no pátio da pré-escola; da recuperação do setor chacareiro; foi aparteado pelo edil Nei. O edil Adão agradeceu a presença do Secretario; questionou a falta de sinalização na entrada da Escola Ronaldo Aragão; criticou os custos pagos pelo Município na publicação dos atos oficiais e que na AROM os custos são menores; questionou ainda os valores pagos aos serviços terceirizados no Município; que a função do vereador é cobrar por melhorias e fiscalizar a administração, foi aparteado pelo edil Pirulito. O edil José Wilson, informou que no processo democrático o voto é livre e não deve ser questionado; agradeceu ao Prefeito pela realização do pacote de obras no Município; que na gestão anterior muitas denuncias foram feitas no Ministério Publico referente ao hospital; e quando o critico assume o poder as coisas mudam, e que o dialogo é importante, parabenizou ao Secretario de Saúde pela forma que atende as pessoas, foi aparteado pelo edil Pirulito. O edil Nandi, solicitou melhorias na iluminação publica; alegou que por incompetência de servidor da obra não foi colocado o cascalho fino no pátio da pré-escola; que irá requerer na justiça o recolhimento do ISSQN da empreiteira que realizou recuperação das estradas; que continuará solicitando a presença de demais secretários; da importância em fiscalizar; questionou valores pagos na elaboração do PPA, LOA e LDO; que os votos contra nos requerimentos mostra a preocupação de cada um com o município, foi aparteado pelo edil José Wilson. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.

domingo, maio 30, 2010

MP- Santa Luzia D oeste- RO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) PROMOTOR(A) DE JUSTIÇA EM FUNCIONAMENTO NO MUNICÍPIO E COMARCA DE SANTA LUZIA D OESTE ESTADO DE RONDÔNIA. Protocolo MP/RO-315252 01009 ERNANDES CAPELINI e ADÃO MARCOS GRACIANO DOS SANTOS, ambos, Vereadores deste Município, vêm à presença de Vossa Excelência, apresentar o que segue e pedir providência: PREAMBULARMENTE Douto(a) Promotor(a), somos cônscios que o Poder Legislativo é órgão colegiado, composto pelos senhores Vereadores, eleitos com o voto popular, incumbidos de representar por meio de seus mandatos o munícipes santa-luzienses, sendo que este poder se manifesta ordinariamente pela vontade da sua maioria. Filiamos a opinião majoritária e sedimentada que este Poder tem quatro funções nítidas posta pela exegese do postulado constitucional que erigiu o pacto federativo (Art. 30 e 31 CF/88), sendo: função administrativa; função de assessoramento; função legislativa e função de controle e fiscalização. Sendo as três últimas aplicadas especificamente sob os atos e fatos do Poder Executivo na gestão das ações governamentais oriunda do projeto político submetido e aprovado pela maioria dos munícipes na última eleição majoritária. Ponderamos que a última é a que sobressaem nitidamente como indispensáveis para que as gestões atinjam a finalidade pública e assim a coletividade. O saudoso publicista e idealizador do atual pacto federativo que elevou o ente municipal como integrante autônomo da federação, HELY LOPES MEIRELES[1] leciona que: “A função de controle e fiscalização da Câmara sobre a conduta do Executivo tem caráter político-administrativo e se expressa em decretos legislativo e resoluções do plenário, alcançando unicamente os atos e agentes que a Constituição Federal, em seus arts. 70 e 71, por simetria, e a lei orgânica municipal, de forma expressa, submetem à sua apreciação, fiscalização e julgamento. No nosso regimento municipal, o controle político-administrativo da Câmara compreende a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, através do julgamento das contas do prefeito e de suas infrações político-administrativas sancionadas com a cassação do mandato”. Exaustivamente temos exercitado a função de assessoramento, por intermédio de pronunciamento na tribuna deste poder ou por meio de indicações e requerimentos, visando corrigirem falhas administrativas e técnicas que o Poder Executivo vem cometendo diuturnamente na gestão de suas ações governamentais, mas que de forma sistemática ignora nossos apontamentos. De toda sorte, sabemos que houve cooptação de membros deste Poder. Verificado e deduzido pelos vários atos do Poder Executivo que nitidamente tem correlação com os interesses e benefícios de membros deste Parlamento. Nesta senda, restaram os signatários que fiéis ao preceito da moralidade, lutam de forma isolada, na busca da correção e fiscalização das ações do Poder Executivo. Ocorre que para criação dos instrumentos próprios para fiscalização detida das infrações político-administrativas, por intermédio de comissões parlamentares de inquérito ou investigação, faz necessária a proposição estar assinada pelo menos de 1/3 dos membros do parlamento, neste caso três. Entretanto a minoria hoje é composta por dois Vereadores, os signatários deste relato. Conforme exegese da Lei Orgânica e Regimento Interno: “Art. 20 – A Câmara terá Comissões Permanentes e Especiais:” “§ 3º - Na formação das comissões, assegurar-se-á tanto quanto possível a representação proporcional dos Partidos ou blocos parlamentares que participem da Câmara”. “§ 4º - As Comissões Parlamentares de Inquérito que terão poderes de investigação próprias de autoridades Judiciais, além de outros previstos no Regimento Interno da Casa serão criadas pela Câmara Municipal, mediante Requerimento de um terço (1/3) de seus membros para a apuração de fatos determinados e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso encaminhadas ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores”. “Art. 30 – Compete privativamente a Câmara Municipal exercer as seguintes atribuições, entre outras”: “XVI - Criar comissão Parlamentar de inquérito sobre fato determinado e prazo certo, mediante requerimento de (1/3) um terço de seus membros”; “Art. 40 – As Comissões Especiais destinadas a proceder estudos especiais de interesse do Legislativo, terão finalidade especificadas a Resolução que as constituir, a qual indicará também o prazo para apresentarem o relatório de seus trabalhos”. “Art. 41Mediante Requerimento de 1/3 (um terço) dos membros a Câmara poderá constituir Comissões de Inquérito, sobre fato determinado e prazo certo, não podendo ser criadas novas Comissões enquanto estiverem funcionando 03 (três) concomitantemente, salvo deliberação em contrário da maioria de seus membros”. “§ Único – A Comissão de Inquérito funcionara na sede da Câmara, não sendo permitido despesas com viagens de seus membros”. “Art. 42 – A Câmara constituirá Comissão processante para fim de apurar a prática de infração Político-Administrativo do Prefeito ou de Vereadores, observando disposto em Lei Federal aplicável e na Lei Orgânica Municipal”. “Art. 45 – As Comissões Especiais serão constituídas por Requerimento da Mesa ou pelo menos 03 (três) Vereadores, através de Resolução que atenderá o disposto no Art. 40”. “§ 1º - O Presidente da Câmara indicará os membros das Comissões Especiais, observando a composição partidária sempre que possível”. “§ 2º - A Comissão Especial extinguir-se-a findo o prazo de duração na Resolução que a constitui, havendo ou não concluído o seu trabalho”. “§ 3º - A Comissão Especial relatará suas conclusões ao Plenário, através de seu Presidente sob forma de Parecer fundamentado e se houver que propor medidas, oferecerá Projeto de Resolução”. “Art. 46 – As Comissões de Inquérito aplica-se o disposto no artigo anterior”. “§ 1º - A Comissão de Inquérito poderá examinar documentos Municipais, ouvir testemunhas e solicitar através do Presidente da Câmara as informações necessárias ao Prefeito ou a dirigente da entidade da Administração Publica Indireta”. “§ 2º - Mediante o relatório da Comissão, o Plenário decidirá sobre as providencias cabíveis no âmbito político-administrativo através de resolução aprovada pelo menos por 2/3 (dois terços) dos Vereadores presentes”. “§ 3º - Deliberará ainda o Plenário sobre a conveniência ou não do envio de cópias de peças de Inquérito á justiça, com vista a aplicação de sanções civis penais aos responsáveis pelos ato atos objetos de investigação”. Recusamos ficarmos inertes, razão de expôs as situações a seguir, pois filiamos a lição de AURÉLIO SAFFI[2] “De qualquer maneira, ao tomarem conhecimento de fatos e contrato irregulares e que tenham trazido prejuízos aos cofres municipais, os Srs. Vereadores podem e devem promover as mediadas judiciais cabíveis para satisfação do bem comum e integral ressarcimento do erário.” “Se os Srs. Vereadores não agirem em nome do mandato de que são detentores, serão passíveis de responsabilidade civil e criminal por omissão na função que exercem”. “A função fiscalizadora da Câmara sobre o Executivo não é irrestrita e nem ampla. A Câmara poder e deve fiscalizar os atos da administração, mas de forma regulamentada em sua Lei Orgânica e em seu Regimento Interno”. Para tanto trazemos o ensinamento de MAYR CERQUEIRA GODOY[3] que indica que: “É importante que se entenda que a fixação das infrações há de ser feita na Lei Orgânica, por similitude de situações com as esferas estadual e federal”. Pois bem, os crimes de responsabilidade e às infrações político-administrativas encontram grifadas nos respectivos artigos da Lei Orgânica do Município: “Art. 62 - São crimes de responsabilidade os atos do Prefeito que atentarem contra esta Lei Orgânica do Município e, especialmente, contra”: “I - a existência da União, do Estado e do Município”; “II - o livre exercício do Poder Legislativo”; “III - o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais”; “IV - a segurança interna do Município”; “V - a probidade na administração”; “VI - a lei orçamentária”; “VII - o cumprimento das leis, e das decisões judiciais”. “Art. 65 - São infrações político-administrativas do Prefeito Municipal, sujeitas ao julgamento pela Câmara Municipal e sancionado com a cassação do mandato”: “I - impedir o funcionamento regular da Câmara Municipal”; “II - impedir o exame de livros, folhas de pagamento e demais documentos que devam constar dos arquivos da Prefeitura Municipal, bem como a verificação de obras e serviços municipais, por comissão de investigação da Câmara ou auditoria, regularmente constituída”; “III - desatender, sem motivo justo, as convocações ou aos pedidos de informações da Câmara, quando feitos a tempo e em forma regular”; “IV - retardar a publicação ou deixar de publicar as leis e atos sujeitos a esta formalidade”; “V - deixar de apresentar a Câmara, no tempo devido, e em forma regular a proposta orçamentária”; “VI - descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro”; “VII - praticar, contra expressa disposição legal, ato de sua competência, ou omitir-se na sua prática”; “VIII - omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município, sujeitos à administração da Prefeitura”; “IX - ausentar-se do Município, por tempo superior ao permitido em Lei, ou afastar-se da Prefeitura, sem a autorização da Câmara Municipal”; “X - proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”; “XI - improbidade administrativa”. Ponderamos que o crime de responsabilidade – são também infrações político-administrativas cujas sanções importam em vacância do cargo, a saída do agente do cargo e sua inabilitação por período de tempo para o exercício de funções públicas. Como fere preceito de mais de um ramo do direito, essas infrações está sujeita a penalidades civis, penais e administrativas e até mesmo políticas. Se não há Parlamentares para apresentação de proposição para constituição de comissão própria para fiscalizar as infrações político-administrativas disposta na Lei Orgânica, apresentamos os fatos a este órgão de controle externo para que promova a investigação no âmbito criminal e cível com as devidas responsabilizações, não tornando inócua a labuta destes parlamentares por moralização da política deste ente. Esclarecidos estes pontos, passamos a efetuar os relatos das infrações político-administrativas de forma ordenada[4]. NOTÍCIA CRIME 1. COOPTAÇÃO DE PARLAMENTARES – (Art. 62, II e IV e Art. 65, I, X e XI, da LOM); (Art. 1º, XIII, Decreto-Lei nº 201/67); e, (Art. 9º, VIII, Lei nº 8.429/92). 1.1 Doutor(a) Promotor(a), o Prefeito Municipal com a intenção clara de arregimentar parlamentares para sua base aliada e assim esfacelar qualquer possibilidade de oposição a sua gestão, tomou as seguintes mediadas político-administrativas: a) nomeou como Secretária Municipal de Agricultura a senhora NEUSA SOARES DOS SANTOS esposa do Vereador JOSÉ WILSON DOS SANTOS e servidora municipal ocupante do cargo de Agente de Saúde, não obstante sua origem, seu conhecimento no ramo da sua pasta é claudicante. Sendo público e notório a intenção de cooptação do vereador cônjuge da ora secretária; b) nomeou também como Secretária Municipal de Esporte a senhora ELIANE CASSIMIRO esposa do Senhor Abel de Oliveira, político influente do município, que já exerceu a função de Vereador e de Vice-Prefeito. Mas atualmente encontra com seus direitos políticos suspenso. Com a intenção nítida de cooptar o Vereador ELDER RODRIGUS DE OLIVEIRA, sobrinho do Senhor Abel e, por conseguinte de sua consorte. Sabidamente eleito pelos votos e trabalho de seu tio; 1.2 Estas manobras deram ampla maioria na Câmara o que inviabiliza o funcionamento deste Poder, constituindo assim infrações político-administrativas, mas também, fato tipificado como crime e ato de improbidade administrativa conforme apontado em epigrafe. 1.3 Estes fatos e afirmativas ficaram evidentes na entrevista realizada na Rádio Comunitário com Vereador que ocupa o cargo de Líder do Chefe do Poder Executivo, conforme transcrição e arquivo magnético que segue em apenso. 2. NEPOTISMO – (Art. 62, V e VII e Art. 65, VII, XI, da LOM); (Art. 1º, I, II, XIII, XIV, Decreto-Lei nº 201/67); e, (Art. 9º, VIII, Lei nº 8.429/92). 2.1 Como é de conhecimento deste órgão foi expedida a Recomendação nº 002/2009 de 30/03/2009, recomenda que fossem evitados os atos que caracterizassem nepotismo, ocorre que esta situação tem sido motivo abuso, conforme segue: a) Secretário Municipal de Fazenda, ALESSANDRO MENEGOTO MATT é filho do Vereador VALDIR MATT e sobrinho do Prefeito; b) Secretário Municipal de Administração, ERONDI MATT é irmão do Prefeito; c) Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, DILONEI MATT é irmão do Prefeito; d) se não bastasse, há dois caminhões basculantes trabalhando nas frentes de serviço do município de propriedade de ERONI MATT também irmão do prefeito. 2.2 Demonstra assim um ranço das oligarquias e um atraso na gestão administrativa motivada com a intenção pura e simples de garantir renda a seus irmãos. 3. DESCUMPRIMENTO DA FORMA DE PÚBLICAÇÃO DOS ATOS – (Art. 62, VII e Art. 65, IV, VII, XI, da LOM); (Art. 1º, XIV, Decreto-Lei nº 201/67); e, (Art. 10, XII e Art. 11, Lei nº 8.429/92). 3.1 Para validade dos atos administrativos pressupõe que seja tomada às providências necessárias para o conhecimento amplo e irrestrito da execução dos mesmos conforme princípio da publicidade (Art. 37, da CF). 3.2 No âmbito deste ente a publicação encontra regulamentada no Artigo 82 da LOM: “Art. 82 - A publicação das leis e atos municipais, inclusive avisos de editais de licitação e resumos de contratos, em todos os casos, alem do exigido na legislação federal vigente, far-se-á em órgão da imprensa local ou regional, e por afixação em mural da Prefeitura e da Câmara Municipal”. Negritamos! “§ 1º - A escolha do órgão de imprensa para a divulgação das leis e atos administrativos, far-se-á através de licitação, em que se levará em conta não só a condição de preço, como as circunstâncias de freqüência, horário, tiragem e distribuição”. “§ 2º - Nenhum ato produzirá efeitos antes de sua publicação”. 3.3 Ocorre que em inúmeras licitações na modalidade de Carta Convite (Art. 22, § 3º da Lei nº 8.666/93), intencionado frustrar a participação de interessado que não estão alinhados aos interesses do Prefeito, não foi efetuada a publicação no átrio da Câmara Municipal. 4. MALVERSAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS – (Art. 62, V e Art. 65, VIII, XI, da LOM); (Art. 1º, I, II, III, Decreto-Lei nº 201/67); e, (Art. 10, I, II, XI, XII, Lei nº 8.429/92). 4.1 Em vários atos administrativos verificam a malversação de recursos públicos, conforme passamos a descrê-los: a) o município foi beneficiário de recurso oriundo de convênio com o Estado de Rondônia (FITHA) no valor de R$ 275.000,00 (duzentos e setenta e cinco mil reais) destinados à recuperação e manutenção de 45 km de linhas vicinais. No mesmo período foi pactuado convênio também como o Estado de Rondônia no valor de R$ 1.018.000,00 (um milhão e dezoito mil reais) tendo como objeto também a recuperação e manutenção de 79 km de estradas vicinais. A desproporção entre os convênios salta aos olhos, entre o primeiro e segundo convênio. E sabido do estreito relacionamento dos integrantes da gestão municipal e do Governo do Estado, comentasse que o convênio pactuado por último tem o condão de proporcionar recursos por via oblíqua para quitação de obrigações contraídas no período eleitoral; b) no início deste ano uma das pá-carregadeira do município foi encostada para manutenção e assim ficou por oitenta dias, neste interregno foi locada um máquina semelhante, entretanto de propriedade do mesmo proprietário da oficial responsável pela conserto dá máquina. A locação do serviço de máquina foi efetuada sem a devida licitação. Ocorre que após a realização do serviço instaurou procedimento, entretanto estes parlamentares estavam vigilantes e assim eu foi solicitada cópia do procedimento foram cancelados e instaurados os autos de número 583/09 que culminou no reconhecimento de dívida. Curioso que este reconhecimento procedeu no mesmo exercício que por si só é ilegal; c) foi instaurado o procedimento (Autos nº 530/09) para aquisição de 10.000 mudas de árvore/arbusto de Exória ao custo de R$ 7.700,00 (sete mil e setecentos reais) ao custo unitário de R$ 0,77 (setenta e sete centavos). Ocorre que o vencedor do certame não possui viveiro ou algo assim razão que o procedimento parece uma simulação; d) foi instaurado outro procedimento (Autos nº 730/09) para contração de serviço para o plantio das 10.000 multas ao custo unitário de R$ 0,77 (setenta e sete centavos) a unidade plantada, ocorre que em diligência efetuada por estes vereadores ao canteiro central da Av. Brasil, e outra avenidas centrais e praça municipal não foi encontrada qualquer muda da respectiva planta. Ou não foram plantadas ou se foram não foram zelada adequadamente. Tanto em um caso como outro houve malversação por negligência. e) por negligência a imprudência de um servidor do município um caminhão basculante foi obrigado a ser reparado, ocorre que a queda do caminhão foi motivada por ordem ilegal de servidor encarregado, foi instaurado procedimento administrativo para apurar a responsabilidade, mas até a presente data [30/11/2009] este Poder não foi ultimado da decisão ou conclusão tomada pelo ente a respeito deste prejuízo. 4.2 Este fatos e atos administrativos culminaram em prejuízo de grande monta ao erário, pois há indícios de negligência e acobertamento de fatos praticados por seus agentes. 5. NÃO CUMPRIMENTO DOS PEDIDOS DE INFORMAÇÃO – (Art. 62, II, VII e Art. 65, I, III, XI, da LOM); e, (Art. 11, II, VI, Lei nº 8.429/92). 5.1 De forma sistemática o chefe do Poder Executivo vem descumprindo os pedidos de informação efetuada pelos Vereadores demonstra falta de respeito com as prerrogativa institucional das atividades de fiscalização e controle deste poder. CONCLUSÃO DIANTE DO EXPOSTO, digne-se Vossa Excelência analisar os documentos em apenso e promover a devida apuração complementar para a responsabilização e proposição das ações competente garantido a proteção do erário.Aguarda providência.
Santa Luzia D´ Oeste, RO, 30 de novembro de 2009

ADÃO MARCOS GRACIANO DOS SANTOS
Vereador - PT  
ERNANDES CAPELINI
Vereador – PT  
[1] In Direito municipal brasileiro. 11 ed, atual., S. Paulo, Malheiros, 2000. p. 510. [2] In O poder legislativo municipal – Bauru, SP: Edipro, 1994. p. 39 [3] In O vereador e a Câmara: um manual prático para a vereança – 1 ed – Brasília, DF: Livraria e Editora Brasília Jurídica, 1997. p. 77. [4] In O poder do Vereador./ Fábio Nogueira Lemes/ RG Editores, S. Paulo, 1997. p. 31.

FESTA DO PT 30 ANOS



Festa da comemoraçao dos 30 anos do PT em Santa Luzia D Oeste, com a presença dos companheiros( Rolim de Moura, Alto Alegre, São Felipe, Novo Horizonte, São Miguel, Alta Floresta e Parecis, e também a presença da Senadora Fátima Cleide.

segunda-feira, maio 24, 2010

Rua Tereza Leal Iglicoski

Infelizmente já foi feito vários pedidos dos vereadores , cobrando a recuperação da Ponte da Rua Tereza Leal Iglicoski , mas até a presente data nada foi feito..

REQUERIMENTO Nº 55/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através do setor competente seja enviado a Câmara Municipal copia completa do processo administrativo 198/2008 – PAS – Projetos Assessoria e Sistemas Ltda.

Plenário Ulysses Guimarães, em 24 de Maio de 2.010.



ERNANDES CAPELINI

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS
Vereadores




REJEITADO( a favor, Nandi, Nei e Prof.Adão marcos)

REQUERIMENTO Nº 51/2010.

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa em seu Art. 102 § 3º, IX, e Art. 20, III da LOM, REQUEREM, que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, no sentido de CONVOCAR a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, a Senhora ELIANE APARECIDA CASCIMIRO a comparecer na Câmara Municipal no próximo dia 31 de Maio, as 19:30 hs para prestar esclarecimentos referentes as atividades da Secretaria.


Plenário Ulysses Guimarães, em 24 de Maio de 2.010.


ADÂO MARCOS GRACIANO DOS SANTOS
ERNANDES CAPELINI
Vereadores
REJEITADO POR MAIORIA ( A FAVOR NEI, NANDI e Prof.Adão Marcos

REQUERIMENTO Nº 54/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através do Setor competente seja enviado copias dos seguintes processos administrativos:

734/2009 – DER;


Plenário Ulysses Guimarães, em 24 de Maio de 2.010.


ADÃO MARCOS G DOS SANTOS

ERNANDES CAPELINI
Vereadores
REJEITADO PELA MAIORIA( A FAVOR , NEI, NANDI e PROF. ADÃO MARCOS)

REQUERIMENTO Nº 53/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através do Setor competente seja enviado copia do processo administrativo referente ao processo administrativo de recolhimento do ISSQN da empresa que prestou serviços de recuperação das linhas vicinais constante do valor de R$ 1.018.469,50 do ano de 2009.


Plenário Ulysses Guimarães, em 24 de Maio de 2.010.



ADÃO MARCOS G DOS SANTOS

ERNANDES CAPELINI
Vereadores
REJEITADO PELA MAIORIA( A FAVOR, NEI, NANDI E PROF. ADÂO MARCOS)

REQUERIMENTO Nº 52/2010

O Vereador que o presente subscreve, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUER que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através do Setor competente seja enviado copia do processo administrativo Nº 219/2010 – Empresa de prestação de serviços de jardinagem e limpeza de vias publica.


Plenário Ulysses Guimarães, em 24 de Maio de 2.010.

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS
Vereador
REJEITADO PELA MAIORIA(A FAVOR, NEI , NANDI E Prof.ADÃO MARCOS )

REQUERIMENTO Nº 50/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM que após aprovado seja encaminhado ao Diretor Regional da Ceron – Sr. Tercilio Bottega, em solicitar informações de quando será iniciada os serviços de expansão de redes na área urbana do Município de Santa Luzia D’Oeste, mais especificamente na Rua Jorge Teixeira de Oliveira, sentido norte.

Plenário Ulysses Guimarães, em 24 de Maio de 2.010.

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS

UESNEI CLEITON DA SILVA
Vereadores

RESUMO DAS SESSÕES


Estado de Rondônia
Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste
Ata da Décima Sexta Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia dezessete de maio do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença dos edis Adão, Elder, Gildecio, Pirulito, José Wilson, Nei e Valdir, constatou a ausência do edil Adair, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Jose Wilson a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Of. 306, 315, 316, 342 do Prefeito; Of. 106 Semec; Of. Cir. 04 Casa Civil; Convite TCE/RO; INDICAÇÃO Nº 37 e 38 Nei e Adão; REQUERIMENTO Nº 46 e 47 Nandi; Nº 48 Adão e Nei; 49 Pirulito e outros; Projeto de Lei 26/2010 que “INSTITUI O DIA DE COMBATE AO CRACK NO MUNICIPIO DE SANTA LUZIA DO OESTE”; Projeto de Lei 24/2010 que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DETERMINAR O FUNCIONAMENTO DE CRECHES NO MUNICIPIO”; Projeto de Lei Com 05 que “ALTERA A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA”; VETO TOTAL ao Projeto de Lei 31/2009. PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Nei parabenizou aos organizadores do almoço da Associação Bairro da Saúde; agradeceu a visita do Governador para assinar ordem serviço de asfalto; agradeceu a visita do Senador Valdir e da Deputada Marinha Raupp. O edil Valdir comunicou que o INCRA estará no Município para regularizar os títulos de lotes urbanos. O edil Pirulito agradeceu aos vereadores que se empenharam para a instalação de nova emissora de radio no município; agradeceu a visita do Senador Valdir e da Deputada Marinha no Município e agradeceu aos recursos liberados. O edil Nandi agradeceu ao Secretario de Obras pelo trabalho de recuperação de uma ponte, solicitou melhoria de iluminação na Vila Paraná; agradeceu ao Governador em assinar ordem de serviço do asfalto. NA ORDEM DO DIA foram aprovados todos os Requerimentos; Projeto de Lei 24 foi aprovado em segunda votação; Projeto de Lei 26 foi aprovado em primeira votação; Projeto Lei Com 05 foi encaminhado ao Jurídico e Comissões; VETO ao projeto de Lei 31/2009 foi mantido por maioria de votos tendo apenas três votos contra dos edis Adão, Nei e Nandi. NO GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Gildecio que parabenizou aos organizadores do almoço da Associação Bairro da Saúde; criticou que em período eleitoral aparecem muitos políticos fazendo promessas que não se cumprem, da importância do Secretario de Saúde em prestar esclarecimentos da falta de médios e que não foi ele quem denunciou no Ministro Publico. O edil Valdir agradeceu ao Governador em assinar ordem serviço do asfalto e ao ex-governador Ivo Cassol pela iniciativa em asfaltar Santa Luzia a São Felipe; solicitou da CPL para agilizar com prioridade os recursos de convênios. O edil Nei justificou sua proposição; da importância da visita do Senador no Município; comentou sobre a reunião para tratar sobre o impacto na folha para a implantação do Plano Cargo e Salário dos servidores. O edil Pirulito justificou a necessidade da convocação do Secretario de Saúde e da importância em convocar os demais secretários para prestar esclarecimentos; criticou parlamentares que só aparecem em período eleitoral; lamentou a falta de incentivo para impulsionar o desenvolvimento do Município. O edil Adão justificou projeto de sua autoria do funcionamento da creche; da importância do Município ter um representante na Assembléia Legislativa; dos secretários comparecerem na Câmara para prestar esclarecimentos; apresentou relatório sobre a produção do PSF; lamentou a devolução de recurso da pista de caminhada; comentou sobre a visita do Senador, foi aparteado pelo edil Pirulito. O edil Nandi questionou a devolução de recursos de convenio mediante a dificuldade em conseguir; agradeceu aos políticos que liberaram recursos ao Município; disse que asfalto a ser executado foi promessa do ex-governador; informou que o médico parou de trabalhar por falta de pagamento; justificou seu requerimento e solicitou da secretaria de obras para iniciar o patrolamento das estradas. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.

segunda-feira, maio 17, 2010

LEI Nº 531/2010

 LEI Nº 531/2010

“INSTITUI O DIA DE COMBATE AO CRACK NO MUNICIPIO DE SANTA LUZIA D’OESTE/RO”

O Prefeito Municipal de Santa Luzia D’ Oeste/RO., no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte :
L E I

Art. 1º. Fica instituído o dia 01 de outubro como dia de combate às drogas, especialmente o “CRACK”, no Município de Santa Luzia D Oeste, Estado de Rondônia.

Art. 2º. O Poder Público promoverá nesta data, com a participação da sociedade e do Conselho Municipal de combate as drogas e entorpecentes, eventos para o combate ao “CRACK”, com debates, palestras de conscientização nas escolas e em locais públicos.

Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Santa Luzia D’Oeste, em 30 de Abril de 2010.
Adão Marcos Graciano dos Santos
Uesnei Cleiton Da Silva
Vereadores

REQUERIMENTO Nº 48/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, REQUEREM que após aprovado seja encaminhado ao Exmo Senhor Prefeito, através da Secretaria competente seja enviado a esta Câmara Municipal a planilha referente a pavimentação asfaltica, contendo as ruas que serão contemplados.

Plenário Ulysses Guimarães, em 17 de Maio de 2.010.

ADÃO MARCOS G DOS SANTOS
UESNEI CLEITON DA SILVA
Vereadores

INDICAÇÃO Nº 38/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICAM ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal e Educação, seja implantado horta nas escolas da rede municipal de ensino, para complementação da merenda escolar com hortaliças de boa qualidade.

Plenário Ulysses Guimarães, 17 de Maio de 2010.

Uesnei Cleiton da Silva
Adão Marcos G. dos Santos
Vereadores

INDICAÇÃO Nº 37/2010

Os Vereadores que o presente subscrevem, em conformidade com texto regimental vigente da Casa, INDICAM ao Exmo Senhor Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal e educação da necessidade em fazer melhorias junto ao prédio da pré-escola Manoel de Lima Paz, do seguinte:

- Construção de uma cobertura ligando a escola aos sanitários;
- Melhoramentos no pátio da escola com retirada das pedras e colocação de areia, para melhor segurança das crianças durante a recreação.

Plenário Ulysses Guimarães, 17 de Maio de 2010.

Uesnei Cleiton Da Silva
Adão Marcos Graciano

Vereadores

RESUMO DAS SESSÕES

Estado de Rondônia
Câmara Municipal de Santa Luzia D’Oeste
Ata da Décima Quinta Sessão Ordinária, do Primeiro Período Legislativo, da Segunda Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara Municipal, realizada às dezenove horas e trinta minutos do dia dez de maio do ano de dois mil e dez, sob a Presidência do Vereador Ernandes Capelini, na presença de todos os edis da Casa, constatou o numero legal de quorum e invocou a proteção de Deus, solicitou do edil Nei a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, iniciou os trabalhos com a aprovação da Ata anterior, lida as correspondências recebidas que constou de: Of. 29 do Presidente da Casa; Of. 309 e 327 do Prefeito; Convites: SEBRAE, Ascaero, Cerimonial do Governo; Of. Cir. 010 SEDUC/RO; Telegrama Senador Acir Gurgaz; INDICAÇÃO Nº 36 Adair; REQUERIMENTO Nº 43 e 44 Adão, Nei e Nandi; Nº 45 Adair; Justificativa de falta do edil Gildecio da 14ª sessão ordinária; Projeto de Decreto Legislativo 01/2010 que “DISPOE SOBRE A APRECIAÇÃO DAS CONTAS DO PODER EXECUTIVO DO MUNICIPIO REFERENTE AO EXERCICIO FISCAL DE 2008” de responsabilidade do Senhor Nelson Jose Velho, com Parecer Prévio do TCE/RO nº 65/2009 favorável a aprovação. PEQUENO EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Gildecio saudou as mães pelo seu dia, solicitou da Secretária de Educação em verificar o atraso no transporte de alunos. O edil Adão parabenizou as mães e também felicitou a população pelo aniversario de emancipação do Município em seus vinte e quatro anos, fez um breve relato da historia do Município. O edil Adair saudou a todos, parabenizou a direção da radio em transmitir as sessões online pelo site da emissora, justificou seu requerimento; questionou a forma que a empresa de limpeza de rua coleta os lixos da varrição. O edil Valdir parabenizou as mães e ao Município pelo seu aniversario, convidou a todos para recepcionar o Governador para assinar ordem de serviço do asfalto, parabenizou ao ex-prefeito Nelson pela aprovação das contas de 2008 pelo TCE/RO. O edil Pirulito saudou a todos, questionou a rede de esgoto, a iluminação publica, agradeceu ao ex-prefeito Nelson pelo trabalho realizado no município, agradeceu ao apoio do Governador ao Município. NA ORDEM DO DIA foram aprovados todos os Requerimentos; Projeto de Decreto Legislativo 01/2010 foi aprovado em única votação e desta forma mantida o Parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado referente a aprovação das contas de 2008 da Prefeitura Municipal. NO GRANDE EXPEDIENTE fez uso da palavra o edil Nei que comentou sobre as contas aprovadas de 2008 do ex-prefeito Nelson; parabenizou a população pelo aniversario do Município; solicitou do Prefeito para informar sobre o andamento do concurso publico; comentou sobre a rede de esgoto da Rua Jorge Teixeira. O edil Gildecio agradeceu a presença de todos, questionou a iluminação publica, comentou sobre o esgoto nas ruas e que falta interesse em resolver o problema; disse que está havendo diferença de atendimento a população e que só os chegados de políticos do Partido do Trabalhadores têm prioridade. O edil Valdir solicitou da vigilância sanitária em fazer levantamento dos esgotos despejados nas ruas e que os moradores devem colaborar. O edil Pirulito comentou da importância do Secretario de Saúde comparecer na Câmara para prestar esclarecimentos sobre a saúde; parabenizou as mães pelo seu dia, comentou sobre os problemas enfrentados na administração e que na medida do possível serão resolvidos. O edil Adão comentou sobre as atribuições da Vigilância Sanitária e que os problemas das fossas devem ser resolvidos; que a população tem cobrado seus direitos; falou sobre o abandono do Balneário; do andamento do concurso publico; do Plano de Carreira que ainda anão veio para a Câmara; parabenizou ao ex-prefeito Nelson pela aprovação das contas e pelo trabalho realizado pela sua equipe. O edil Nandi questionou a situação da ponte da Rua Tereza Leal, da iniciativa da população reivindicar seus direitos; disse que os problemas da saúde referem-se ao atraso nos processos e que a CPL está priorizando as necessidades, alegou que todos estão sendo atendidos de maneira igual sem nenhuma diferença. Os discursos na integra ficam gravados na Secretaria da Câmara, agradeceu a proteção de Deus e encerrou os trabalhos que secretariei e assino com o Presidente.

domingo, maio 16, 2010

Vox Populi


De acordo com o jornal Correio Braziliense, a pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Vox Populi.
O levantamento traz a petista Dilma Roussef com 37% das intenções de voto, em empate técnico com Serra (PSDB), que tem 34% na pesquisa estimulada. A margem de erro do levantamento é de 2,2%, para mais ou para menos.
Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos no levantamento.

Num eventual segundo turno, Dilma e Serra também estariam tecnicamente empatados, com 40% e 38%, respectivamente, dentro, portanto, da margem de erro de 2,2%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio de 2010, sob o número 11.266/2010. As duas mil pessoas foram entrevistas entre os dias 8 e 13 de Maio.
(fonte: JB Online)

http://beneditosfernandes.blogspot.com

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...