terça-feira, novembro 29, 2011

"PAC 2 aprova compra de retroescavadeira para 18 municípios de Rondônia"

PAC 2 aprova compra de retroescavadeira para 18 municípios de Rondônia

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) informou ontem (28) ao deputado federal Padre Ton (PT-RO) sobre a seleção de 18 municípios de Rondônia que serão contemplados com máquinas retroescavadeiras para reforçar o trabalho de infraestrutura nas estradas dos municípios, os quais serão adquiridos mediante recursos do PAC2.

“Esta é uma ótima notícia para nossos municípios, que precisam muito desse tipo de máquina para dar conta da manutenção das estradas vicinais, ajudando o agricultor a escoar o que produzem. Em todo o Brasil, serão contemplados mais de 1 mil municípios de até 50 mil habitantes. Sem esse apoio do governo federal é muito difícil as pequenas regiões executarem essa ação”, diz Padre Ton.


Os municípios que figuram na lista do MDA publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de novembro são Alto Paraíso; Alvorada do Oeste; Buritis; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Cujubim; Governador Jorge Teixeira; Itapuã do Oeste; Machadinho; Mirante da Serra; Monte Negro; Nova Mamoré; Nova União; Presidente Méidici; Theobroma; Vale do Anari e Vale do Paraíso.

O deputado Padre Ton disse que enviou ofício a todas as prefeituras informando sobre a seleção e sobre os próximos passos do MDA em relação à compra dos equipamentos. A abertura das propostas das empresas interessadas começa na sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelo site de compras do governo federal (www.comprasnet.gov.br).

Segundo o deputado Padre Ton, a entrega das retroescavadeiras está prevista para acontecer de março a junho de 2012. Nesta fase do PAC 2 serão atendidos 1.174 municípios em todo o Brasil, e prevista a aquisição de 1.350 retroescavadeiras.

Seleção


A metodologia do PAC elege como critérios para a seleção dos municípios pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais registrados no município.

Definição de Território:
Território, na abordagem pretendida, pode ser definido como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo a cidade e o campo, caracterizado por critérios multidimensionais – tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições – e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial.

 Rondônia possui 04  Território : Território Central, Território Vale do Jamari, Território Madeira Mamoré e Território Rio Machado.
Estamos aguardando a homologaçao  do Território da Cidadania da Zona da Mata com a participação de sete(07) Municípios (Alto Alegre , Alta Floresta, Santa Luzia D Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Novo Horizonte e Castanheira).

Mara Paraguassu
Assessoria de Imprensa
Deputado Padre Ton (PT-RO)
(61) 3215-3280 e 9974-9423
Endereço Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Câmara dos Deputados
Anexo III – Gabinete 280
CEP: 70160-900 – Brasília/DF

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...