Vereadores de Santa Luzia D Oeste vistam o Aterro Sanitário em N. Horizonte

 Nessa terça-feira (22) o Sr. Amilton da silva Sousa acompanhou a visita dos Vereadores Prof. Adão Marcos (PT) e o Vereador presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia D Oeste José Antonio (DEM), ao Aterro Sanitário no Município de Novo Horizonte D’ Oeste.
Aterro Sanitário do Pólo 03, localizado em Novo Horizonte D’ Oeste, atenderá os municípios da região da Zona da Mata, todo lixo produzido nesses municípios serão destinados a este aterro sanitário.
O aterro está ocupando um espaço de 1.5 hectares localizado em um sítio, há alguns quilômetros do município sede, um local compatível com a destinação final de resíduos sólidos, pois não ocupa reserva biológica de proteção ambiental ou área de preservação permanente. “A intenção é minimizar os impactos ambientais decorrentes do modo de vida moderno, fator de grande geração de resíduos”. Nessa visita os vereadores poderão verificar que foi feito o processo  de IMPERMEABILIZAÇÃO do solo, antes da utilização do aterro, o local tem que ser devidamente impermeabilizado seguindo critérios que vão depender das características do solo e do clima.  
 “Esta forma de destinação final de resíduos sólidos é a mais adequada entre todas as outras, pois, impermeabilidade aplicada neste sistema não permite a contaminação tanto do solo quanto do lençol freático.
 Estudos de viabilidade foram realizados e a alternativa encontrada para entender a Lei 12.305/10 (lei do lixo), foi à implantação de aterros sanitários em quatro municípios pólos: Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte, responsáveis pelo recebimento e destinação do lixo urbano dos 31 municípios que englobam o consórcio. “O aterro sanitário consiste em alternar uma camada de lixo e outra de terra, evitando o mau cheiro e a proliferação de animais. Para sua execução, o solo é impermeabilizado e canais de drenagem são feitos para impedir a contaminação do subsolo por gases e pelo chorume, (líquido gerado pela degradação dos resíduos).
 Também  os vereadores verificaram que foi feita as lagoas de tratamento para o chorume, gostaríamos de saber o por que até agora não está sendo utilizado o Aterro Sanitário no município de Novo Horizonte. Disse o Vereador Prof. Adão Marcos.
A Câmara Municipal de Santa Luzia  D Oeste aprovou Projeto de Lei 50/2010 que “AUTORIZA O EXECUTIVO A INTEGRAR O CONSORCIO INTERMUNICIPAL DA REGIÃO CENTRO-LESTE (11/04/2011).