“Prof. Adão Marcos participa da posse dos diretores e vice-diretores eleitos nas escolas públicas da zona da Mata.”

O governo do Estado, através da representação de Ensino da Seduc de Rolim de Moura , realizou cerimônia de posse dos  diretores e vice-diretores eleitos nas escolas da rede estadual de ensino da Zona  da Mata. O evento aconteceu  hoje segunda-feira (16), às 09 horas, no auditório da FASP( Faculdade São Paulo), situado na Av. João Avenida 25 de Agosto 6961.
Os professores, autoridades e familiares prestigiaram o ato que simbolizará o ápice da democracia nas escolas estaduais.
Na oportunidade conversamos com o  representante de Ensino de Rolim de Moura o Prof. Raimundo, eu Vereador Prof. Adão Marcos (PT) ,Presidente da Câmara vereador  José Antonio (DEM) e o Prof. José Nilton , sobre o problema de falta de vaga na  escola Estadual Marechal Rondon. Ficou marcado  para amanhã (17) uma reunião com os Diretores das Escolas Marechal Rondon e  Juscelino Kubitschek, para juntos encontrar uma soluçao para esse empasse.
Tomaram posse em Santa Luzia D Oeste- RO: Escola   Juscelino Kubitschek – Diretor José Nilton, Vice-diretora Maria Aparecida Constantino/ Ceeja- Domingos Vona- Diretora: Prof.ª Elis Mara Sá Santos , Vice-diretora Prof.ª Sirley de Oliveira / Marechal Rondon- Diretora Profª Selmade Almeida , vice-diretora Profª Márcia Regina Coutinho.
A eleição para as direções das escolas estaduais é um marco na história da administração pública no Estado e uma conquista histórica para a educação em Rondônia. O ganho social é destacado porque esse processo visou democratizar e fortalecer a gestão escolar. Essa ação fortaleceu a sedimentação da gestão democrática, desencadeando maior participação da sociedade e comunidade escolar na definição dos gestores e da gestão, no uso de recursos e da execução de prática pedagógicas que visam a melhoria e a qualidade do ensino.
 É preciso reconhecer a importância de uma participação maior e mais efetiva da comunidade no cotidiano escolar. A participação da comunidade na escola está prevista na Constituição Federal de 1988.O Estatuto da Criança e do Adolescente também estabelece que a educação deve ser incentivada e promovida com a colaboração da sociedade.
A Câmara Municipal aprovou (12/12/2011) em 1º votaçao o PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO Nº 01 /2011, que institui a  Gestão Democrática nas Escolas Municipais de Santa Luzia D Oeste- RO. (Emenda de autoria dos vereadores): ADÃO MARCOS G DOS SANTOS -PT /UESNEI CLEITON -PSB  /JOSÉ ANTONIO-DEM.