ANO ELEITORAL - por José de Arimatéa

Este ano escolheremos os novos prefeitos e vereadores em todo o Brasil. Ano muito importante, pois é através do voto que o cidadão faz seu futuro e da comunidade em que vive. E quando falo ano eleitoral e não ano político por que tem uma boa diferença nos dois casos. Ano eleitoral acontece a cada dois anos quando vamos às urnas para votar. Já todos os anos são anos políticos. Nem digo ano. Digo segundo, minuto a toda hora fazemos política. Acaba o ano eleitoral sendo também ano político como todos os anos que são anos políticos. 
O cidadão que fala que odeia a política e os políticos simplesmente está a escancarar sua digníssima ignorância, infelizmente. Quando discutimos o preço da roupa, arroz, feijão, luz e água estamos fazendo política. Ou então numa reunião que seja familiar ou do trabalho emitimos a nossa opinião ou mesmo quando entramos mudo e saímos calados desses encontros estamos a fazer política.
O problema crucial e que beneficia grande parte dos políticos é que enquanto são odiados e tachados de ladrões eles se locupletam em seus cargos em vários anos. Quando ocorre alguma mudança passa o comando para algum parente ou amigo que pensam da mesma maneira do político de outrora.
Neste ano político que também é ano eleitoral é interessante votar em quem é decente e transparente e o principal que tenha idéias, projetos e voz independente. Quando falo em independência é por que infelizmente boa parte dos políticos compram votos do eleitor com algum benefício no presente ou promessa de emprego e ao se eleger se vende literalmente ao prefeito para compor a tal da "base aliada". E com isso o vereador deveria ser cassado, pois não faz o principal de seu cargo que é fiscalizar os atos do executivo. Fica somente a agradecer e elogiar "realizações" do alcaide como se isso não fosse obrigação do governante.
Por isso que é importante melhorar a qualidade da representação política da cidade ao eleger homens e mulheres que tenham Ficha Limpa e que realmente nos representem da maneira mais correta possível. Cidadania significa também que é preciso acompanhar os políticos eleitos durante os quatro anos ao exigir sempre a ética e os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. Certamente as demandas da população sairão do papel e as condições de moradia, das ruas, esgotos e emprego através da pressão da sociedade possam ser implementadas mesmas. Só através da pressão e da luta do povo é que as melhorias acontecem. Isso é política.
 Fonte :José de Arimatéa- professor