Deputado Federal Padre Ton (PT/RO) Realiza Seminário para discutir o Programa Balde cheio e o Pró-leite

Hoje(07.10) no Município de São Felipe D Oeste houve um seminário para discutir o Programa Balde cheio e o Pró-leite, organizado pelo Mandato do Deputado Federal Padre Ton (PT/RO);Prefeitura de São Felipe do Oeste;Câmara de Vereadores de São Felipe do Oeste.
O primeiro foco do Balde Cheio não são os animais, nem a propriedade, mas o produtor. "Nosso objetivo primordial é recuperar a sua auto-estima, reduzir o êxodo rural e, conseqüentemente, aumentar a produtividade." Não é uma missão fácil, pois "o produtor deve querer mudar". O principal argumento para isso é a visita às propriedades chamadas "salas de aula". Há uma em cada município participante. "Quando o produtor vê alguém que já esteve na mesma situação, ou até pior, e conseguiu reverter, ele percebe que também pode."
Sr.Antonio( produtor de São Felipe) é um dos produtores que fazem parte do projeto “Balde Cheio” . O objetivo é disseminar técnicas de manejo para melhorar a produtividade e aumentar os lucros dos pecuaristas.
Interessados em ter o mesmo sucesso do Sr. Antonio, pequenos produtores ouvem atentos as informações passadas pelo coordenador do “Balde Cheio” . Ele ensina que além do pasto rotacionado é preciso evitar desperdícios e cuidar bem das despesas. “O produtor começa a anotar tudo, despesas, receitar, dados climáticos, quando a vaca pariu. Então tem toda uma estrutura atrás disso não é apenas o passeio rotacionado”, diz o coordenador do projeto Jr.
Jr. explica ainda que tornar a pecuária leiteira mais lucrativa evita o êxodo rural e melhora a auto-estima do homem do campo que muitas vezes passa por dificuldades financeiras devido aos baixos preços dos produtos. Visitamos a propriedade do Sr. Antonio , Vice- Prefeito de Santa Luzia D Oeste, Genair Capelini, Secretário de Agricultura  Djalma e os produtores de Alto Alegre Dos Parecis.