quinta-feira, julho 28, 2011

Deputado Padre Ton PT/RO Visita PORTO ROLIM DE MOURA DO GUAPORÉ/RO.

Deputado Padre Ton PT/RO Visita  PORTO ROLIM DE MOURA DO GUAPORÉ/RO.
Deputado Federal  Padre Ton PT/RO visitou (26.07)  Porto Rolim de Moura do Guaporé para ouvir as reivindicações da Comunidade.
As principais  foram ; regularização  fundiária, energia, água tratada, posto de saúde, caminhão para fazer  coleta do lixo, retro escavadeira , transporte para o escoamento da produção(balsa).
O deputado disse que no momento não tem como atender todas as reivindicações, mas poderá atender uma delas. A comunidade então elegeram como sendo uma das principais   prioridades a água tratada, também disse que irá procurar o INCRA e o Terra legal para resolver as questões da regularização fundiária. Quanto ao posto de saúde disse que vai procurar o governo federal para que seja construído com recurso extra-orçamentário. Quanto a questão da energia tinha um representante  que presta serviço para a  Eletrobrás e disse que esta sendo feito um levantamento da demanda de energia da  Comunidade , que  será beneficiada  através do programa do governo federal Luz para todos. 



PORTO ROLIM DE MOURA DO GUAPORÉ/RO é um distrito do município de Alta floresta, mais conhecido por PORTO ROLIM com cerca de 1.500 hectares de ilha, que teve o início de sua colonização após a criação da primeira capital do Mato Grosso (Vila Bela da Santíssima Trindade), foi um antigo seringal no auge do ciclo da borracha e seus primeiros habitantes na época era formada por seringalistas, descendentes de quilombolas e índios. Esta localizado as margens da foz do rio Mequéns que é um dos maiores berçários de peixes do mundo se unindo ao rio Guaporé dentro do parque estadual de Corumbiara fazendo divisa com nosso país vizinho Bolívia, distante da capital Porto Velho cerca de 800 Km, com acesso via terrestre pela BR-364 com 650 Km em vias alfaltadas e 150 Km em vias de chão, aéreo pelos aeroportos localizados nos municípios de Cacoal e Ji-Paraná, cerca de 400 Km de Porto Rolim, e fluvial partindo do município de Pimenteiras do Oeste, pelo rio Guaporé e seu braço que deságua no rio Mequéns, em frente a Porto Rolim, numa distância de aproximadamente 250 km.Em barcos regionais de turismo esse trecho precisa de 30 horas para ser percorrido. Partindo de Costa Marques, são aproximadamente 330 km navegando pelo rio Guaporé, até a localidade.
        Hoje é um dos pontos turísticos mais desejados do Estado pelos amantes da pesca esportiva, devido a variedade de peixes que se encontra na região onde podemos citar algumas dessas espécies como: tucunarés, piaus, pacu, piranha, matrinchãs, jatuaranas, tambaquis, pirapitingas, pirarara, pintados, apapás, cachorras, cacharas, surubim, capararis dentre outras, atraindo assim, turistas de todas as partes do Brasil e do mundo para esse tipo de atividade esportiva.
        A pesca esportiva não é a única atração de Porto Rolim, encanta também suas belezas naturais, a fauna, a flora, sua comida caseira, a hospitalidade de sua gente simples, espontânea e sempre pronta para largar o que está fazendo para atender quem chega, suas comunidades no entorno (Tarumã, Ilha das Flores e Pedras Negras antigo quilombo).


         Porto Rolim possui hoje cerca de 600 habitantes com 94 famílias na maioria jovens e crianças, uma comunidade indígena(SACARABIA) algumas famílias tradicionais como a Zaballa, a Quintão, a Faudin e a  Magipo, possui 03 igrejas (uma católica e duas evangélicas), uma escola (com ensino fundamental e médio), um posto de saúde (com 02 auxiliar de enfermagem e 02 agente de saúde), um ginásio de esportes, um posto da  policia ambiental em parceira com a Sedam (com 08 policias), uma associação  Ecológica Comunitária de Conservadores do Rio Guaporé e seus Afluentes (ECOMEG), um posto do idaron, uma usina de energia, antena de telecomunicação da embratel, cinco pousadas (POUSADA PARAÍSO, POUSADA DA DONA TÍCA, POUSADA GUAPORÉ, POUSADA DO CHARLES(36463059/3032), POUSADA DO MAGIPO com total de 80 leitos), 02 barcos de turismo ( do NANGA e do ASPLENIO com capacidade para 08 turistas cada), 35 voadeiras (com total segurança e pilotos habilitados pela marinha), um campo de futebol e pequenos comércios. As opções de lazer são a pesca esportiva, os passeios de barco pelos rios Mequéns e Guaporé e os bailes realizados nos finais de semana.



Visitar PORTO ROLIM é entender verdadeiramente o sentido da vida, vivendo momentos únicos e inesquecíveis que só a localidade oferece.

Fonte: http://www.amazoniadventure.com/turismo_detalhe.php?codigo=9 
por: Calixto com “X”


Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...