quinta-feira, abril 28, 2011

1º Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica.


Aconteceu nesta quinta, 28/04 nas dependências da EEEFM Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’Oeste RO o I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O objetivo do evento foi promover momentos de discussões sobre questões relacionadas aos eixos de estrutura, socialização, aprendizagem e satisfação, pelos segmentos de pais, alunos, professores e especialistas, a respeito de como é feita a inclusão desses alunos nas escolas, além do papel das APAES – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, neste processo, remetendo à sua missão original, que é a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O seminário teve inicio as 08h00m com a participação dos profissionais da educação das escolas públicas no município, na composição da mesa das autoridades estavam presente Daniel Fernandes diretor da EEEF Marechal Rondon, Analice da Silva Melo Assistente da Promotoria, Ernandes de Souza Bonfim Engenheiro cível, Margareth Maria Pereira, supervisora EEEFM Juscelino Kubitschek, Juacyvan de Oliveira Anacleto diretora CEEJA Domingos Vona, José Nilton de Oliveira diretor EEEFM Juscelino Kubitschek, José Zezito Carvalho de Moura presidente da APAE Santa Luzia, Maria Madalena técnica pedagógica REN/SEDU/SLDO, Alice Fagundes da Silva mãe, Zulmira Senhora de Brito representante de Ensino REN/SEDUC/SLDO, Vereador Prof. Adão Marcos .
Iniciando o seminário os alunos da APAE apresentaram uma peça teatral e em seguida a Drª Analice da Silva Melo proferiu a primeira palestra enfocando os tipos de deficiência e os direitos garantidos aos deficientes na legislação, em seguida o drº Ernandes de Souza Bonfim enfocou a necessidade das adaptações das estruturas físicas das escolas, no período vespertino a profª Margareth Maria Pereira falou da necessidade da socialização dos alunos nas escolas, enfocando ainda a aprendizagem e a satisfação dos alunos excepcionais.
Após as palestra os participantes formaram grupos, para discutirem os eixos de estrutura, socialização, aprendizagem e satisfação, escolhendo um relator para cada grupo, que ficou responsável pelo debate em plenário e a elaboração do documento final do seminário para encaminhar para o encontro estadual em maio de 2011.
O seminário foi mediado pelo diretor da APAE Vilson Bacon Soares.
Fonte http://jklie.blogspot.com

Hoje, encerro. Agradeço aos leitores e aos amigos.

Santa Luzia D Oeste, RO 31 de Dezembro de 2012 Criei esse blog com o objetivo de divulgar o meu Trabalho na Câmara Municipal de Santa ...